Uma pequena visão de uma pessoa que morou nos EUA e entendeu como funcionou a bolha imobiliária americana.
Morei de 1996-1997 e 2001 e 2005 nos EUA e entendo um pouco desse segmento pois vivi lá e vivencia o dia dia americano.
Nos EUA nos tempos do auge da economia americana onde as pessoas estavam fazendo dinheiro fácil fácil(leia isso entre os periodos de 1980 e 2001 até o 11/9/01) o americano classe média ia até o banco e pegava 2 empréstimos para financiar 2 casas(sim você leu exatamente isso) 2 casas.
AI o que acontecia?
Simples o cara já tinha uma casa quitada, ia no banco pegava esse 2 emprestimos(pois ele podia por causa da garantia da casa) e ia lá e alugava essas 2 casas, o dinheiro do aluguel pagava tranquilamente o financiamento e se duvida-se ainda sobrava uma grana.
Agora um caso curioso que vi muito nos EUA.
Tinha alguns amigos que tinha empresas e conseguiam financiar até 04 casas(sim você leu isso, 4 casas) pois eram empresas e tudo mais e a carta de crédito era bem mais do que o cidadão comum.
Pois bem e porque ocorreu a crise?
Ocorreu porque industrias americanas entre 1980 e 1990 foram para China o que fez diminuir a oferta de trabalho nos EUA. Menos emprego, menos renda e consequentemente as pessoas não conseguiam pagar o aluguel, que devolviam para seus donos.
Os donos com 02 ou 04 financiamentos não conseguiam pagar pois dependiam exclusivamente dessa renda para pagar a divida e o que aconteceu? Bancos tomavam as casas
Agora multiplica isso por 2 milhoes de pessoas fazendo X milhoes de casa? Bolha né?
O colega que era amigo do meu pai e tinha uma pizzaria perdeu as 04 casas e ainda ficou devendo pro banco, resumindo teve que fechar a pizzaria. A justiça americana é rápida e para tomar uma casa leva de 06 meses até 01 ano, ao contrário da nossa.
Resumindo o americano gostava de uma alavancagem irresponsável. Não seria o mesmo que fazer com ações?
Bolha no Brasil
Isso acontece no Brasil?
Você conhece gente que tem 03 financiamentos de casa?
Talvez alguns setores em algumas cidades estão extremamente alavancados como por exemplo alguns bairros em SP que tem muitas "lojinhas" ou o caso de BH com muita oferta de quartos de hotéis, mas são caso específicos e que se quebrarem não vão levar uma economia pro buraco como aconteceu nos EUA.
O Brasileiro mal consegue um financiamento para casa própria pois precisa dar 20% de entrada, imagina dando entrada em 03 casas? rsrsrs
Ah sem contar que ainda existe um grande deficit de moradias.
Então ao menos que você me rebata com os mesmos argumentos que aconteceu nos EUA ou na Espanha então NÃO existe bolha no Brasil.