eu entendo perfeitamente que todos querem, sonham, têm direito á casa própria. também acho financeiramente saudável comprar imóveis com fins de investimento.
mas...
vamos ao por quê do título:
todos, absolutamente TODOS os contratos de financiamento imobiliário no nosso país têm seu saldo devedor corrigido periodicamente por uma taxa pré-fixada acrescida da TR.
também a imensa maioria dos financiamentos são pagos através do sistema SAC, que propõe um sistema de parcelas decrescentes. fossem pelo sistema price, as parcelas seriam fixas como no financiamento de veículos, mas enfim...
pra quem não conhece o sistema SAC, saibam que nele a cada pagamento uma parte pré-definida é usada pra amortizar o saldo devedor e o restante é pagamento de juros.
e aí é que está o perigo!
o montante financiado não é muito relevante. o problema está no prazo: quanto maior, menor é montante mensal amortizado por motivos óbvios.
financiamentos de 35 anos (a grande maioria no nosso país) têm amortização mensal de 0,2381% enquanto que sofrem correção periódica de uma taxa fixa mensalizada mais a TR.
enfim...
ignorando a taxa de juros...
se a TR mensal for igual a 0,2381% o saldo devedor se mantém. se a TR mensal foi maior que 0,2381% a prestação imobiliária AUMENTA.
no mais,
a TR é calculada a partir do CDI, que segue a meta Selic, que é ajustada em função da pressão inflacionária e desempenho da economia. basta um cenário de hiperinflação pros saldos devedores explodirem e o pau quebrar.
enfim,
quem aqui acha que não há a menor chance, mas nem a mínima chance, certeza absoluta de que a TR não ultrapassará os ~0,1054% atuais pelos próximos TRINTA E CINCO ANOS?
vou ouvir e respeitar as críticas, os xingamentos e os princípios de infarto do Mestre Bastter. sei que não sou o dono da verdade, então gostaria de colocar esse assunto na mesa.
dissertem!