Senhores,
Há um certo FII de FIIs que atende a meus critérios de análise e quero incluir na minha carteira. Não vou mencionar o fundo em questão, pois não é algo específico dele, mas sim de estratégia de investimento.
Vamos supor que, ao invés de adquirir as cotas dele no mercado, eu obtenho a composição dele (pelo site do administrador ou pela CVM) e coloco essas informações no TSDB. Mês a mês, vou adquirindo participação igual a dele nos "FIIs internos". De vez em quando abro a composição novamente, faço alguma mudança e vou ajustando. Ou seja, numa visão de longo prazo, vou mimetizando o comportamento do fundo.
A principal desvantagem que vejo é o fato de sempre atuar um pouco atrasado em relação ao FII de FIIs: só quando ele divulgar a carteira mensalmente, é que vou perceber as mudanças e vou ajustar a carteira.
Mas vejo como vantagens:
- Economizar as taxas de administração, avaliação, etc.
- Saber que os fundos em que estou aplicando passaram pelo crivo de um gestor em quem, inicialmente, confio.
- Poder "filtrar" as decisões do gestor e fazer uma "sintonia fina" ao meu perfil. Por exemplo: ele pode ter participação em algum FII que não me interessa; simplesmente o ignoro. Ou ele decide reduzir a participação de um fundo que me interessa; então, mantenho a participação.
O que vocês acham? Alguém atua assim? Vêem mais alguma desvantagem?