Bom, to criando um tópico pq vi que o pessoal usa um tópico pra simular, e é algo que pretendo fazer. Também quero aproveitar pra ir tirando algumas questões.
Vi vários vídeos, li o livro do Bastter e achei o sistema sensacional (parabéns mais uma vez, incrível mesmo). Pretendo segui-lo a risca, aceitando prejuízos e evitando ao máximo o emocional. Também irei colocar um valor inicial no banco VE pra aceitar os prejuízos (como sugerido no livro), irei procurar opções com lastro maior pra começar e claro, operar pequeno. (Na verdade, irei simular antes de tudo)
Partindo disso, como iniciante (em VC e opções em geral) ainda fico meio perdido em como fazer na prática. O sistema VCBLUE deixa a gente meio mal acostumado pois dá pra operar até sem entender direito.
Bom, sou cliente da Rico e só vi um vídeo o Bastter mostrando na Clear, tudo automatizado (maravilha, hein?)... mas não vou migrar agora, vou começar na minha corretora.
O que me deixa confuso é como fazer na prática mesmo, no HB.
Vamos a um exemplo em VALEK2, vendendo 1000 opções. (o VCBLUE não me sugeriu nada então peguei essa pra exemplo de dúvida só mesmo, nem é pra simular e nem iria começar com 1000, na verdade nem VALE5 tenho).
Supondo que eu tenho VALE5 na carteira e aí resolvo vender as 1000 opções de VALEK2. Como faço isso pelo HB? Vendo 1000 VALEK2 normal como se tivesse vendendo uma ação?
E aí agora deixo o tempo passar e vou acompanhando até bater em algum dos 3 pontos lá: Aalvo, BBOSI ou a última quinta antes do vencimento.
Agora as possibilidades na prática:
1. Chegou no alvo que seria uns 0,11:
Nesse caso, compro a opção a 0,11 e tá finalizada a operação com lucro. Vendi a 0,36 e recomprei a 0,11. Meu lucro foi 0,25 x 1000 = R$ 250,00 - as corretagens. É isso?
2. Bateu o BBSOI, hora de stopar e sair no prejuízo. Na prática é a mesma coisa? Recompro a opção no preço que tiver e fim de operação?
3. Chegou na quinta antes do vencimento, não atingiu o alvo. O mesmo processo de recomprar a opção no preço que tiver seja no lucro ou prejuízo?
--
Em todos os casos eu não entendi como é o processo de finalizar a operação (talvez na prática sim, mas na teoria não), talvez por não ter entendido o conceito de VC. Então aqui vai a quarta dúvida (pra ficar mais organizado):
4. Se eu não fizer nada e deixar exercer a opção (nesse caso no dia 17/11), o que acontece? Essa é uma questão pra entender o conceito da coisa pois to com dificuldade nisso e até de explicar o que não entendi, sei que não é recomendado deixar exercer em hipótese alguma.
--
Bom, por enquanto é só isso. Desculpe se ficou muito longo. Irei ler o livro do @Bastter de novo. No mais, sem palavras pra agradecer pelo sistema sensacional.