Diversificação significa reduzir o risco ao investir em uma variedade de ativos. A diversificação é uma das duas técnicas gerais para a redução do risco de investimento. A outra é de cobertura (finanças). Em finanças, é definido como cobertura (hedge, em inglês) o instrumento que tem como objetivo proteger as movimentações financeiras do risco de grandes oscilações de preço de determinado ativo. Tudo isso parece muito lógico e perfeito no papel, mas a maioria das pessoas não consideram o risco político (quando se trata de diversificar seu capital) que é tão grave (ou maior) quanto o risco de investimento.
Se todo o seu capital está “diversificado” no Brasil, entre o mercado imobiliário, em aplicações bancárias como CDs, previdência, fundos e outros produtos oferecidos pelas instituições financeiras do país, então você não está completamente diversificado! Veja por que:
Não se deixe enganar!
Digamos que você está bem estruturado financeiramente. Você tem a sua casa própria. Na verdade, você possui 4 imóveis (o apartamento que você vive, um alugado, a casa de praia e a casa de campo). Além do mais, você tem uma considerável quantia em uma conta poupança no seu banco local. A sua carteira de investimentos é bem equilibrada com ações, fundos e títulos públicos cuidadosamente escolhidos, além de ações individuais que fornecem uma renda de dividendos.
Seu consultor financeiro garantiu que você está adequadamente diversificado, limitando assim o seu risco, apesar de estar exposto a mudanças bruscas no mercado.
Com um valor significativo na conta poupança, imóveis, fluxos de renda passiva e de portfólio de ações amplamente distribuídos, como alguém poderia argumentar que você não está realmente diversificado?
Aqui explicamos como:
Os seus investimentos não estão realmente diversificados se todos os seus ativos estiverem vinculados a uma única moeda. Não importa qual é a moeda. Para ter o seu dinheiro totalmente diversificado, é necessário aplicá-lo em diferentes moedas. Já pensou ter suas contas bancárias nacionais congeladas como acconteceu durante a Era Collor?
É bem verdade que hoje em dia as instituições financeiras oferecem produtos de proteção contra risco político nacional, mas quando vivemos uma história recente (menos de 30 anos) de crises econômicas e políticas, incluindo ditadura, congelamento de contas bancárias, mudanças de moedas, inflação extremamente alta e dívidas internacionais, como é possível estar seguro para investir todo o seu capital em uma única moeda?
Além do mais, se você diversificou a sua carteira de investimento somente nos fundos e empresas nacionais, então você não fez uma diversificação completa dos seus ativos. Veja o que aconteceu com o império americano e aqueles que investiram todo o seu capital em ações de grandes empresas como a a General Motors, Blockbuster, Continental Airlines, Kmart entre muitas outras que faliram! Muitos investidores ainda estão desiludidos com a perda. Eles também acreditavam que estavam diversificados, pois tinham um portfólio bem variado (porém, somente nas empresas americanas).
Por fim, você não está totalmente diversificado se você estiver completamente subordinado a um único país. Se o governo decidir que vai mudar o regime ou confiscar seus bens, isso significa que você está totalmente sujeito às condições impostas por esse governo. Qualquer pessoa que viveu em um país ex-comunista (como no leste europeu) pode te explicar a sensação de ter que “dividir” todo o seu patrimônio com o governo.
Isso significa que opções como a obtenção de uma dupla-cidadania ou tornar-se um residente permanente em outro país, onde você pode viver parcial ou integralmente, devem ser consideradas. Há vários programas de cidadania por investimentos oferecidos por diversos países, incluindo o programa de investimentos da Letônia, São Cristovão e Nevis, Bulgária, Dominica e tantos outros.
Inúmeras alternativas à sua escolha
Com a economia mundial voltada para tal incerteza, nunca houve um melhor momento para proteger com cuidado seu patrimônio. Os metais preciosos, especialmente o ouro estão se tornando grandes opções de investimento por causa da sua credibilidade e estabilidade fortalecida há séculos. Há vários fornecedores no exterior que oferecem preços competitivos para as suas moedas de ouro. E o melhor de tudo é que você pode deixar o seu ouro guardado em um cofre na Suíça, por exemplo. Veja o artigo sobre Moedas de Ouro para saber mais sobre isso.
A peça chave para a diversificação é ter seu patrimônio distribuído no mercado imobiliário, em metais preciosos, aplicações financeiras no Brasil e no exterior. Sendo assim, você protege parte do seus bens para que nenhum governo detenha poder exclusivo sobre o seu patrimônio. Portanto, a melhor maneira de diminuir o seu risco político é através da internacionalização.
Pedro Gonçalves.