Como eu não me interessava por análise técnica, nunca parei para pensar no que seriam aqueles tantos indicadores. Pois bem, hoje me deparei com o tal do IFR e resolvi aprendê-lo.
A fórmula é a seguinte, IFR=100-[100/(1+V/D)], em que V é a média de valorizações no período e D é a média de desvalorizações no período. Pouco importa a fórmula, só é necessário entender que se a média de valorizações for muito superior à média de desvalorizações no período o IFR tende a 100. Para o caso contrário, o IFR tende a zero.
Simples e interessante. No entanto o maior aprendizado que tive não foi sobre o IFR em si mas o seguinte: Esse indicador é simplesmente uma relação matemática entre as cotações e o tempo.
Numa definição de dicionário, o IFR dimensiona a variação do ativo no período escolhido, ou seja, informa se nos últimas N períodos, o ativo se valorizou ou desvalorizou e o quanto.
Nada mais que isso!
Assim, não é possível afirmar simplesmente, como já ouvi por aí, que o IFR indica compra ou venda. O que ele pode, é contribuir para que se defina a compra ou venda na minha estratégia.
Exemplo
Convenciona-se que se o IFR é maior que 70, o ativo está sobrecomprado. Isso implica U/D=7/3=2,33; ou seja, a média de valorizações no período é maior que o dobro da média de desvalorizações no período.
Analogamente, se o IFR é menor que 30, o ativo estaria sobrevendido. Isso implica U/D=3/7=0,43; ou seja, a média de desvalorizações no período é maior que o dobro da média de valorizações no período.
No entanto, nenhum operador sério pode se identificar assim: "Minha estratégia é o IFR! Bateu em 70 eu vendo, bateu em 30 eu compro".
Aquele que seguir essa convenção e quiser manter senão o dinheiro, pelo menos a dignidade, deve saber que atuará na contra-tendência do período escolhido.
Essa estratégia seria mais provavelmente bem sucedida num mercado de lado, sem tendências definidas. Numa tendência de alta galopante como a atual, para mim, seria loucura operar assim.
O que os colegas acham dessa abordagem? É assim mesmo que encaram os indicadores?
Pretendo posteriormente estudar os demais indicadores comuns e tentar compreendê-los de maneira simples, reduzindo as suas definições a verbetes de dicionário. Se acharem conveniente, posso postar as minhas conclusões aqui.
Bons trades a todos!