Prezados,
Fiz minha primeira compra de ações hoje, cerce de 200 reais da AMBEV e 200 da Odonto Prev. Minha dúvida agora é como lançar ela no TSDB. Devo clicar em editar (ícone lápis) na linha correspondente à ação (tenho 20 ações em estudo, todas zeradas, sem nenhuma quantidade ou preço médio) ou devo clicar em movimentações e na tela de movimentações, cadastrar a compra a ação?
Pergunto porque se lançar em movimentaç~/ao, há a possibilidade de informar também os custos da operação. Só que ao lançar em movimentações, não atualiza os valores na página principal onde lista todas as minhas ações. Por outro lado, se lançar nesta tela, clicando em editar, informando os dados e mudando a opção para compra, os valores percentuais mudam, mas o valor médio é diferente da tela de movimentações, já que não informo os custos de corretagem e emolumentos.
Assim:
1) Qual a forma correta de lançar uma compra de ações? Tanto na tela principal como em movimentações? Ou em apenas uma delas? Qual a diferença entre estas duas formas de lançar ações?
2) Não deveria informar os custos, já que ele altera o preço médio?
3) Para declaração de IR, deve-se levar em conta os valores de custo da operação, já que este muda o valor médio?
Desde já grato pelos esclarecimentos.