Muita gente defende a universidade pública porque acreditam que as pessoas de menor renda familiar não conseguiriam pagar a faculdade dos filhos.
Há muita coisa implícita nessa afirmação.
Primeiro é que todos nós pagamos as universidades federais e estaduais desde que começamos a pagar impostos e isso inclui todas as classes sociais.
Ao tirar o peso do estado dos custos de todos os setores da economia, tudo ficaria mais barato e a renda familiar não seria dilacerada pela imensa quantidade de impostos. Sobraria muito mais para pagar o que quer que fosse.
A questão cultural também é importante. O cidadão americano, assim que nasce o filho, já começa a fazer a poupança para cursar a faculdade. No Brasil, isso não acontece.
Existem inúmeras formas de se conseguir uma bolsa numa universidade particular. Mais uma vez o exemplo americano vêm à mente. Seja trabalhando na faculdade, praticando esportes, ou mesmo um financiamento bancário, ajuda os mais pobres a fazerem faculdade.
Também é possível conseguir bolsas pagas por entidades privadas. Há exemplos brasileiros. Veja os links:
Programa de bolsas 2014Ismart | Transformando talentos em protagonistas do futuroNão tenho dúvida que o mercado é muito mais eficiente em fornecer ajuda a quem precisa ou merece do que o estado.