Ásia
Na Ásia, as bolsas fecharam no vermelho, reflexo do dia anterior nos mercados da Europa e em Wall Street. Dados como a fraca produção industrial na Alemanha e a redução da projeção do crescimento da economia global também influenciaram os negócios. Mesmo assim, a bolsa chinesa registrou alta, depois de ficar dois dias fechadas, devido a um feriado nacional.
Europa
No continente europeu as bolsas operam em queda, ainda refletindo o resultado do setor industrial na Alemanha. O recuo da projeção do crescimento da economia global para o final do ano, indo de 4,0% para 3,8%, também abalou o mercado. Hoje (08), o HPI da Inglaterra registrou crescimento de 0,6% em setembro. Em relação a setembro de 2013, o avanço foi de 9,6%.
EUA
Nos Estados Unidos, o mercado fechou a última sessão (07) com forte queda, registrando assim, o segundo resultado negativo da semana. Os dados da economia europeia são apontados como os principais fatores para a desvalorização dos índices. Hoje o dia é marcado pela divulgação do estoque de petróleo na semana, e pala Ata do Fomc, marcada para as 15 horas.
Brasil
Por fim, no Brasil, o Ibovespa fechou com ganhos pelo quarto dia seguido, registrando alta de 8,8% desde quinta-feira (02). O índice é puxado pelo forte desempenho dos papéis das empresas estatais, principalmente após o resultado das eleições. Nesta quarta-feira (08) serão divulgados cinco importantes indicadores econômicos que revelarão a situação dos setores da indústria, do mercado de trabalho e da inflação oficial. Investidores também esperam pela Ata do Fomc.
Câmbio
O Banco Central terá duas sessões de leilão de swap cambial programadas para a parte da manhã. Na primeira sessão, marcada para as 9h30, serão ofertados até quatro mil contratos, com vencimento para junho ou setembro de 2015. Já para a segunda, que acontecerá as 11h30, serão disponibilizados até oito mil contratos, com vencimento para agosto ou outubro de 2015.
O dólar comercial teve a terceira queda consecutiva, registrando perdas superiores a 2,8% desde sexta-feira. Ontem a moeda fechou, ao final do dia com perdas de 0,8%, a R$ 2,402.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo