Ásia
Na Ásia as bolsas fecharam com recuo, influenciado pelo desempenho de Wall Street. As preocupações com o vírus Ebola e a intensificação dos protesto em Hong Kong também ajudaram na queda do mercado
Europa
No continente europeu, o mercado opera em queda seguindo a tendência de Wall Street na última sessão, além dos dados mistos que deixaram bolsas voláteis. Na Itália e na União Européia foram divulgadas as balanças comerciais, que apontam superávit de 3,5 bilhões de euros e 15,8 bilhões de euros, ambos superiores a última pesquisa, porém com queda na importações e exportações na região.
EUA
Nos Estados Unidos, a bolsa fechou a última sessão (15) em queda, com preocupação com o vírus Ebola e resultado ruim dos indicadores divulgados. Hoje (16), o dia é de expectativa, com a divulgação de seis indicadores econômicos importantes, entre eles o número de pedidos de auxílio-desemprego e a produção industrial.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa deve voltar a cair, depois do resultado das pesquisas eleitorais feitas pelo Datafolha e Ibope mostrarem recuo da diferença entre os candidatos a presidência do PT e do PSDB, com empate técnico entre Aécio Neves (51%) e Dilma Rousseff (49%). O mercado ainda deve seguir o cenário internacional preocupante, elevando as perdas do dia.
Câmbio
O Banco Central terá duas sessões de leilão de swap cambial programadas para a parte da manhã. Na primeira sessão, marcada para as 9h30, serão ofertados até quatro mil contratos, com vencimento para junho ou setembro de 2015. Já para a segunda, que acontecerá as 11h30, serão disponibilizados até oito mil contratos, com vencimento para agosto ou outubro de 2015.
Já o dólar comercial, fechou a sessão da quarta-feira (15) com ganhos, pelo segundo dia consecutivo, já recuperando as perdas da última semana. Os investidores agora esperam pelos resultados dos indicadores agendados para hoje.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo