Ásia
Na Ásia, as bolsas fecharam com forte alta, refletindo os ganhos de Wall Street na sexta-feira, além do bom resultado dos indicadores nos Estados Unidos. A expectativa otimista quanto aos dados sobre a economia chinesa também ajudaram a alavancar os ganhos do dia.
Europa
No continente europeu, as bolsas "descolam" de Wall Street e mercado asiático, e operam em queda. O índice de preços ao produtor da Alemanha apresentou estabilidade em setembro, mas uma queda de 1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com isso, os rumores de uma deflação para a zona do euro ganha força.
EUA
Nos Estados Unidos, o mercado deve seguir a tendência internacional, já que não há indicadores econômicos importantes agendados para hoje (20). O mercado mostrou recuperação na sexta-feira (17), depois de seis dias de queda, com dados positivos sobre o mercado habitacional e a confiança do consumidor, e deve seguir a recuperação hoje. O pré-market registra ganhos, puxados pelas altas da Apple e IBM.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa fechou a sexta-feira "colado" a Wall Street, registrando fortes ganhos. Hoje, o mercado deve repercutir o debate presidencial mais ameno, à espera de novas pesquisas eleitorais, e de olho no resultado semanal da balança comercial do país.
Câmbio
O Banco Central terá duas sessões de leilão de swap cambial programadas para a parte da manhã. Na primeira sessão, marcada para as 9h30, serão ofertados até quatro mil contratos, com vencimento para junho ou setembro de 2015. Já para a segunda, que acontecerá as 11h30, serão disponibilizados até oito mil contratos, com vencimento para agosto ou outubro de 2015.
Já o dólar comercial, fechou a sessão da quinta-feira (16) com fortes perdas, pelo segundo dia, mas registrou leve alta na semana, depois de fortes altas nos três primeiros dias.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo