Ásia
Na Ásia, o mercado fechou com ganhos, enquanto os investidores ainda analisam os resultados do PMI de vários países; Estados Unidos, Alemanha, França e Japão. No caso japonês, o resultado do indicador foi positivo. Acionistas agora ficam de olho no PMI da China, que deve ser divulgado ainda hoje (04).
Europa
No continente europeu as bolsas operam com ganhos, seguindo a tendência no exterior de alta, apesar do resultado abaixo do esperado na maioria dos PMIs dos países da zona do euro, e a queda do preço do petróleo, que puxou para baixo o setor de energia.
EUA
Nos Estados Unidos, o mercado fechou a primeira sessão de novembro (03) em queda, após a divulgação de dados sobre a economia do país revelar queda dos gastos com construção e do PMI. Hoje (04), os acionistas esperam pelo resultado das pesquisas sobre a balança comercial e os pedidos às fábricas do país.
Brasil
No Brasil o rumo foi o mesmo de Wall Street, recuando na última sessão, com acionistas operando com cautela, à espera da escolha da equipe econômica da presidente Dilma Rousseff (PT), e de aumento no preço da gasolina. O mercado ainda deve refletir o resultado da balança comercial, e dados sobre o setor industrial do país.
Câmbio
O Banco Central terá apenas uma sessão de leilão de swap cambial programadas para a parte da manhã. Marcada para as 11h30, serão ofertados na sessão, até nove mil contratos, com vencimento para junho ou setembro de 2015.
O dólar comercial voltou à casa dos R$ 2,5, com alta de 4,1% no acumulado dos últimos dois dias. Ontem, a moeda fechou com leve valorização de 0,10%, a R$ 2,505.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo