Mille e colegas, bom dia
Após alguns balanços neste trimestre me deparei com a seguinte dúvida: o que fazer (ou o que voces pensam) quando a situação da empresa:
i) não é a ideal do case inical do investidor
ii) mas não estão fazendo nada errado
iii) melhoras/pioras dependem do futuro que ninguem sabe?
A pergunta é mais pra quem opera mais frequente que "a cada 2 anos" ou "B&H cego por 30 anos"
2 exemplos mais claros..
- GETI
Realmente o case da empresa que eu tinha piorou: com a seca não pode gerar X% e ficou descoberta e teve que comprar no TH. O balanço mostra claramente esse ferro. A questão é: e ai? O preço da empresa hoje é pros resultados futuros, mas quem sabe o que vai ocorrer? Eu nao sei o que fazer pq: a) se volta a chover OK ... b) se nao chover por 6 meses? ferro ... alem de diversificar obviamente que interpretacao pratica tirar disso logo apos ler o balanco? eu nao sei se vai chover!
- VALE
Adm fazendo tudo o possivel e bem feito seja em cortes pra eficiencia, aumento de producao e corte de despesas, geracao de caixa boa pro preço atual baixissimo do minerio, ai leva um creu de derivativo e tudo fica a depender do preco do minerio ... que eu nao faço ideia qual vai ser!
a) economia USA melhora, china compra mais, preco sobe.. Vale melhora b) o contraio
Já aprendi aqui que se a empresa perde sua geracao de caixa normalmente é bom rifar na hora pq é bomba a caminho (ELPL)
Mas e nestes casos? Com os colegas interpretam?
Abraco e obrigado