Bom dia colegas,
Estou criando uma planilha aqui para lançar minhas compras de ações (claro, além de lançar no TSDB, mas mantendo um segundo registro por precaução). Na planilha estou lançando cada compra, com custos envolvidos, afim de calcular o Preço Médio Pago na compra e o Preço Médio total considerando demais compras da mesma ação. Aí, sem ter o que faze (rs), fiz uma formula para calcular o percentual de crescimento e valorização considerando o valor médio de todas as compras com a cotação atual, obtendo assim o valor de venda hoje e a porcentagem do valor total em relação ao custo para adquiri-lo.
Minha dúvida é: Devo considerar os proventos como algo que agrege valor as ações?
Ex: Comprei 100 ações a R$ 10,00, e no final, contando os custos da compra, tenha ficado uns R$ 1050,00 nestas transação, o que dá um PM de R$ 10,50 Se hoje, as ações valessem R$ 11,00, diria que eu teria uma valorização de R$50,00, já que venderia por R$ 1100,00 (sem contar taxas da corretora na venda). Mas digamos que neste meio tempo tenha recebido R$ 30,00 de dividendos. Poderia dizer que meu lucro até o momento seria os R$ 50,00 da valorização + R$ 30,00 de proventos, ou os proventos não deveriam fazer parte deste cálculo?