Olá, pessoal.
Estou aprendendo a investir e escolhi a técnica de comprar e segurar com objetivo para os próximos 10 anos ao menos.
Comecei a estudar análise fundamentalista e descobri algumas informações importante para a seleção, pois ainda não sei analisar os fundamentos sozinho, que basicamente são P/L Anualizado (baixo), Dividendos e ROE alto, além de observar também a orientação por parte dos profissionais da minha corretora (indicação de compra).
Ocorre que já estou com minha carteira a cerca de um ano, e contabilizando em torno de 10% de prejuízo. Como o prazo do planejamento seria pra dez anos, aplicando um pouco todo mês, não sei se estou no caminho certo ou preciso rever minha estratégia.
A principal dúvida é quanto a escolha das empresas. O que é uma empresa boa, com bons fundamentos basicamente? O que tenho de observar pra distinguir se a empresa possui um bom fundamento ou não?
Como aplico um pouco todo mês, dependendo da ação, só posso comprar no fracionário. Isso é correto, ou deveria juntar, na poupança, por exemplo, para então comprar um lote?
Outra dúvida básica: para calcular a carteira (percentual), levo em consideração o valor total aplicado em determinada ação ou a quantidade da mesma? Por exemplo, tenho 100 ações de uma empresa e 200 de outra, ou nas 100 investi R$ 3000,00 e nas 200 investi R$ 750,00?
Desde já agradeço.