Não acho que qualquer pessoa tenha que ser humilde. Desde que não pratique qualquer tipo de agressão, a arrogância é uma opção. Contudo, não deixo que pensar que a arrogância caminha junto a certa medida de falta de inteligência. Como se o pedante não tivesse capacidade de enxergar além de seu pequeno mundinho, como se fosse tacanho a ponto de não perceber que, por mais talentoso e bem-sucedido que seja, o planeta é muito maior, com pessoas muito mais capazes e áreas que conhecimento em que ele é um total inepto e inapto. Se você é um gênio – assim como Shakespeare e Dostoiévski para a Literatura, Einstein e Newton para a Física, Listz e Beethoven para a Música, o próprio Warren Buffet para os Investimentos – eu consigo entender a soberba, afinal nesses casos imagino ser muito difícil agir de modo contrário. Porém, fora da genialidade, foge da minha compreensão.
Entretanto, assim como o ser humano solto na Bolsa abandona a razão e só faz besteira (compra no topo e vende no fundo), temos uma tendência de abandonar a humildade e consequentemente pisarmos em falso. Por mais que reconheçamos a importância dela, não a queremos. No fundo, flertamos com a superioridade, frequentemente nos sentimos os melhores, maiores, mais...Em virtude disso, abraçamos a empáfia e agimos de forma inadequada. Prezo a humildade não só porque vejo como o único modo de vida (no meu caso), mas também penso que dessa forma somos mais cuidadosos, esforçados, dedicados e respeitosos, sendo mais bem-sucedidos em nossas vidas e empreendimentos.
Na Bolsa podemos criar um sistema para evitar a irracionalidade e diminuirmos as besteiras que fazemos. Na vida, por vezes é difícil fugir da presunção. Por isso, gosto da figura abaixo, posso sempre lembrar dela e ter uma referência da minha mediocridade diante da humanidade e da História.
Parabéns por ter feito essa figura, @bastter.
não se esqueça que vocÊ é um idiota - Pesquisa Google