Olá, pessoal.
Esse aqui é um clássico de final de mês. Eu confesso que tenho muita dificuldade em entender a relevância em saber qual foi o investimento mais bem sucedido de um determinado mês. Como sou bem metódico e analítico, imaginei as possíveis intenções que o site e o jornalista têm por trás dessa notícia. Cheguei somente a três intenções possíveis, mas vamos a elas:
1. Intenção de informar o investidor para auxiliá-lo em suas decisões de investimento: se for essa a intenção, coitado de quem vai segui-la, pois a cada mês vai mudar de investimento para colocar onde está rendendo mais. O problema aqui está em 2 grandes falhas: (1) quem gira patrimônio frequentemente vai certamente testemunhar sua redução em pouco tempo devido aos custos de movimentação e imposto de renda. As corretoras e demais intermediários agradecem sua ajuda! (2) quem direciona seus investimentos guiados pelo fato de que investimento X está em alta, no longo prazo está fadado a comprar sempre na alta e vender na baixa. Afinal de contas, é bem razoável pensar que se a renda variável foi a campeã do mês, talvez ela não seja a campeã do mês seguinte, que é justamente o mês quando você vai entrar all in na bolsa e, no longo prazo, perder tudo e ser expulso dela.
2. Intenção de trazer o leite para as crianças no final do mês: essa eu acho a intenção mais provável. Pessoal, jornalista financeiro tem que produzir matérias diariamente e haja criatividade para conseguir tanto conteúdo. Não tem jeito, para isso tem que apelar para a bullshitagem. Eu fico pensando se eu estivesse no lugar dessa pessoa. Emprego pra manter, leite pra levar pras crianças no final do mês, eu ia ser o bulllshiteiro mais criativo da redação. Todo dia ia ter notícia de "cuidado com isso", "a hora é boa para aquilo", "como ficar rico em 5 passos simples", etc.
3. Intenção de assustar o investidor e estimular o giro de patrimônio: essa sem dúvida é a mais cruel e anti ética das intenções, pois faz com que no médio prazo o investidor pessoa física obtenha rendimentos negativos e se desmotive de vez no mundo dos investimentos.
Pessoal, vocês podem ver que notícias como essa são um desserviço ao pequeno investidor. Não educam, geram o sentimento do medo da perda (se eu não entrar nesse investimento que está bombando vou ser o trouxa da vez) e somente incentivam o giro de patrimônio para ser corroído por taxas e impostos.
Aproveitando o clima natalino, segue a reflexão: se você gosta de dar uma de Papai Noel para o governo e intermediários, doando parte considerável de seu patrimônio a eles, continue lendo AS NOTÍCIA. Porém, se você acha que já paga o suficiente a eles para ter ainda que doar seu patrimônio a eles, use aquilo que tem entre as orelhas. Seu cérebro.
Afaste-se dessas notícias de uma vez por todas.
Abraços,