o povo.
acho que estão se aproveitando.
sempre levou ferro, muito ferro. Então a auto estima nunca foi lá essas coisas.
aí perceberam isso e ficam enchendo a bola e dizendo-se do povo, apesar de continuar ferrando e ferrando. E insuflam as massas como se de repente tivéssemos uma população educada, instruída - uma civilização super desenvolvida.
e óbvio que esse afago é bem recebido - "cola".
penso que entre um povo atrasado e mal tratado e um povo atrasado e bajulado a segunda opção pode ser ainda mais devastadora no LP. O desejo de mudança é anulado. Trata-se o idiota como? Para ele ficar quieto - dá comida e comida até ele engordar bastante e ficar lento demais para criar problema.
imagine se fosse possível levar todos os brasileiros para a Alemanha, quanto isso seria educativo, como poderia despertar o juízo crítico a cerca de si próprio e de onde está e como está.
Essa política paternalista pode ter criado sim a primeira geração amorfa, tola, descompromissada com o progresso próprio e sedenta por esmolas que vem com "direitos" representados pelos "benefícios".
Existem várias formas de dominação e de controlar a vida de todos. Ditadura é coisa do passado, tacanha, medieval. A dominação agora se dá de forma bem mais avançada, eficiente - mas nem tudo são flores,os custos, sem dúvida, serão elevadíssimos e uma hora ou outra a conta vai ser cobrada.
custos não em dinheiro; antes fosse.