Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a sessão desta quarta-feira (07), em grande parte, com ganhos no mercado de ações, influenciadas pelo otimismo de acionistas na Europa, à espera de importantes indicadores econômicos agendados para o dia. Por outro lado, na Austrália e Malásia, as bolsas fecharam em queda, ainda puxadas pela contínua queda na cotação do petróleo.
Europa
No continente europeu, o mercado opera em alta, com leve recuperação após quatro sessões de perdas. As expectativas otimistas de investidores, que aguardam a divulgação de dados sobre a taxa de desemprego na Alemanha e União Européia (UE), e sobre o índice de inflação da UE e Itália, ofuscam as preocupações com o preço do petróleo e a possível saída da Grécia na União Européia após as eleições no país.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas encerraram a sessão de terça-feira (06) em queda, seguindo a tendência de perdas no exterior e acumulando desde a última sessão de 2014 baixa de 3,6%. Assim como no mercado internacional, Wall Street sofreu com a contínua queda no preço do petróleo, que atingiu os piores números dos últimos 5 anos a US$ 50,0, além das preocupações com a possível saída da Grécia da União Européia. Para hoje estão agendados dois importantes indicadores econômicos: a balança comercial e o número de vagas de trabalho no setor privado norte-americano.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa seguiu no sentido contrário a tendência internacional e fechou o dia com ganhos, após três sessões de perdas. O repique nas ações da Vale, e o discurso do novo ministro da Fazenda Joaquim Levy, afirmando que manterá uma política de corte de gastos, ofuscaram o pessimismo no exterior. O destaque do dia fica para os índices sobre o mercado de trabalho do país, calculados pela FGV.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (07), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40 e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em fevereiro de 2015. Serão oferecidos até 10 mil contratos com opções para novembro de 2015 e fevereiro de 2016.
O dólar comercial registrou sua primeira queda do ano, desvalorizando 0,4% ante ao real na sessão. Mesmo assim, a moeda tem um das melhores cotações dos últimos 10 anos, a R$ 2,701.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo