Ásia
As bolsas na Ásia fecharam a jornada desta sexta-feira (16) com perdas no mercado de ações. A queda foi influenciada pelo desempenho ruim da economia norte-americana na sessão de ontem, e pela preocupação de investidores com o crescimento da economia global, após a análise do Livro Bege dos EUA.
Europa
Na Europa, o mercado também registra queda no dia, com os investidores da região ainda analisando as mudanças na política monetária da Suíça, após o anúncio do Banco Central Suíço. Já os indicadores da região ficaram dentro da estimativa; O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da Alemanha não registrou variação no último mês do ano, enquanto o CPI da União Européia recuou 0,1% no mesmo mês.
EUA
Em Wall Street, as bolsas encerraram a última sessão, nesta quinta-feira (15), em queda pelo quinto dia consecutivo. Os principais destaques ficaram por conta dos resultados mistos nos índices locais, e a as preocupações com o preço do petróleo e com as mudanças na política monetária da Suíça. Além disso, a diminuição dos lucros de bancos do país também puxou as perdas do dia.
Para a última sessão da semana, foram agendados três importantes indicadores econômicos na agenda norte-americana, entre eles; O Índice de Preços ao Consumidor (CPI), a Produção Industrial e a Confiança do Consumidor.
Brasil
O mercado brasileiro descolou do cenário internacional, e fechou esta quinta-feira com ganhos. Por aqui, os fatores que levaram o Ibovespa foram os dados que apontaram alta de 0,04% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), de outubro. Os outros destaques do dia foram; a performance positiva nos papéis da Petrobras e os bons resultados nos indicadores econômicos da Europa.
Com apenas o IPC-S marcado para ser divulgado na sessão, os investidores devem seguir de olho em Wall Street e nas oscilações do mercado europeu, após as mudanças repentinas na política monetária da Suíça.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (15), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40 e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em fevereiro de 2015. Serão oferecidos até 10 mil contratos com opções para novembro de 2015 e fevereiro de 2016.
O dólar comercial operou instável na última sessão, com grandes variações durante toda a jornada. A moeda, que havia recuado para a menor cotação do mês, fechou o dia com alta de 0,7%, a R$ 2,639.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo