Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a sessão desta terça-feira (20) com ganhos no mercado de ações, influenciadas pelo resultado acima do esperado nos índices da China, com destaque para o PIB do país, que subiu 1,5% no quarto trimestre. O bom desempenho da segunda maior economia mundial ofuscou as previsões pessimistas do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Europa
Na continente europeu, o mercado também opera em alta, com expectativas otimistas em torno da reunião do Banco Central Europeu, agendada para esta quarta-feira. A apostas são de que o BCE trará novos estímulos à economia da região, criando um programa de compra de títulos em larga escala. O bom desempenho da economia chinesa no quarto trimestre de 2014 também puxa os ganhos do dia.
EUA
Nos EUA, o mercado permaneceu fechado nesta segunda-feira (19), devido ao feriado nacional dedicado ao aniversário de Martin Luther King Jr. Para hoje, os investidores devem continuar focados no exterior, uma vez que apenas um indicador econômico importante será divulgado; o Housing Market Index.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa encerrou a última sessão (19) em queda, influenciadas pelos resultados ruins nos índices nacionais, na projeção do Banco Central, para o desempenho da economia no ano. Além disso, os apagões que atingiram os estados de S. Paulo e Rio de Janeiro acentuaram ainda mais as perdas.
Sem indicadores econômicos agendados para o dia, os acionistas devem ficar de olho no cenário internacional, com destaques para o índice de preços na Alemanha, do setor habitacional dos EUA e o setor industrial do Japão;
Câmbio
O Banco Central agendou para esta terça-feira (20), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40 e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em fevereiro de 2015. Serão oferecidos até 10 mil contratos com opções para novembro de 2015 e fevereiro de 2016.
O dólar comercial encerrou a sessão desta segunda-feira em alta, recuperando as perdas acumuladas nos últimos três dias, valorizando 1,2% ante ao real. Depois de registrar a menor cotação do mês, a moeda fechou o dia a R$ 2,652.
Enfoque