Pessoal,
Já fui concurseiro e gostava muito de ler histórias de gente que estava em situação semelhante a minha.
Peço-lhes licença para compartilhar aqui uma história que li e achei interessante, talvez possa servir para alguém ai.
Tenho 30 anos de idade e há nove anos trabalho na mesma empresa, iniciativa privada. Quando me formei tinha 23 anos de idade, cursei administração de empresas, e já estava a 2 anos nessa empresa que estou hoje. Em busca de estabilidade e retorno por meritocracia comecei a estudar para concursos, fiz 6 meses de cursinho na área fiscal, não sabia nada de concursos e não tinha tempo de estudar pois trabalhava o dia inteiro e a noite estava apenas de corpo presente na sala de aula. Foi um período muito importante para meus estudos pois estava em uma boa escola preparatória e pude aprender um pouco o que era estudar para concursos. Após o término desses 6 meses de cursinho decidi estudar sozinho, minha jornada era trabalho de dia e a noite criei uma rotina de estudos. Não posso dizer que era um exemplo em termos de disciplina porém em determinação eu acredito que tiro quase uma nota 9. Estudei por 2 anos sozinho e fazendo alguns cursinhos específicos.
Durante todo esse tempo estudando e trabalhando eu pensava que se pudesse parar de trabalhar poderia ter muito mais tempo para estudar e consequentemente alcançaria meu objetivo mais rapidamente, mas como não tinha condições financeiras eu mantinha as duas jornadas trabalhando e estudando. Passados pouco mais de 1 ano estudando sozinho começaram a vir as primeiras aprovações, em nível intermediário, concursos com salários na faixa de 3 ou 4 mil reais de remuneração, como meu objetivo era área fiscal cujos salários excedem a casa dos 10 mil reais via estes apenas como trampolim. Sempre fui muito dedicado com aquilo que pego pra fazer, mesmo estudando para concursos continuava me dedicando na empresa, comecei a me destacar por colocações que fazia em determinadas reuniões, o conhecimento do concurso me dava propriedade para discorrer sobre assuntos tributários na empresa e com isso fui ganhando credibilidade e acabei ganhando projeção na empresa e fui passando por promoções de cargo. Assim que saiu minha primeira nomeação de um dos 3 concursos que fui aprovado fiquei mais empolgado ainda com os estudos e comecei a preparar minhas coisas para solicitar meu desligamento na empresa, iria ganhar aproximadamente 2500 reais e meu salário na empresa era de pouco mais de 2000 reais, estava há 2 anos na empresa e tinha entrado ganho perto de 700 reais mensais não estava tão mal assim. Assim que comuniquei ao meu superior que estaria me desligando da empresa pois tinha passado em um concurso ele imediatamente já acionou a diretoria para que fizessem alguma coisa para que eu ficasse. Chamaram-me dizendo que tinham planos pra mim e gostariam de saber mais detalhes sobre esse meu concurso para ver se poderiam fazer alguma coisa. Quando informei o quanto ganharia me propuseram um salário mil reais acima do que seria o meu como funcionário público. Fiquei muito balançado com a proposta, já gostava muito da empresa que trabalho e dos desafios que me eram postos mas abrir mão da estabilidade e do gosto de desfrutar de uma conquista dessas era muita loucura. Depois de muito pensar aceitei o desafio, não assumi o cargo de Assistente Administrativo do Ministério da Fazenda e continuei na empresa que trabalhava. Muitos me criticaram pela decisão, me chamaram de louco, diziam que a empresa poderia me mandar embora a qualquer instante. Eu sabia de todos esses riscos mas tinha comigo que o retorno valeria a pena e que o momento que eu poderia correr riscos era aquele. Estava com um salário razoável, tinha boas perspectivas de crescimento e gostava do meu emprego. Decidi que iria continuar estudando mas com um ritmo menor, meu sonho ainda era o de passar em um concurso público porém já vinha estudando há quase 2 anos e pra quem é ou já foi concurseiro sabe o quanto é difícil essa vida, perdi muitas horas de lazer, mas continuava firme no propósito estudando e trabalhando. Passados mais um ano desde que havia recebido a última promoção na empresa e dispensado minha nomeação para o MF veio mais uma nomeação de um concurso que já tinha prestado na mesma época do MF. Lá atrás quando a empresa me fez a primeira proposta para que eu ficasse o objetivo era participar de um projeto que teria duração de 6 meses a 1 ano, nesse período eu não poderia pensar em sair. Acordo feito, acordo cumprido. O projeto durou 9 meses e assim que terminou continuei com aquele salário que tínhamos negociado porém me sentindo pouco desafiado no meu cargo, trabalhava pouco (não gostava disso) e não tinha muito claro o que seria de mim na empresa, quais seriam as perspectivas. Três meses nessa situação na empresa e veio a minha segunda nomeação, era para um concurso que eu havia prestado já há mais de um ano, porém a nomeação tinha atrasado. O salário era aproximadamente 40% superior ao que eu ganhava, no entanto teria que me mudar de cidade e meu ganho líquido seria muito semelhante ao que já ganhava no meu emprego. Decidi que iria assumir este para continuar o meu projeto para a carreira fiscal. Tirei férias no meu emprego e fui juntar toda documentação, aluguei uma kitinet na nova cidade, conversei com pessoas que trabalhavam aonde eu assumiria minha vaga e até fiz os exames admissionais. Ainda enquanto tomava algumas providencias para minha nova contratação recebo uma ligação do diretor da empresa que trabalhava, interrompendo minhas férias, me chamando para uma conversa na matriz sem adiantar o assunto. Como estava na cidade e fiquei curioso para saber do que se tratava marquei de ir no dia seguinte. Quando entrei na sala de reunião lá estavam 2 dos diretores o gerente de Rh e o meu gerente imediato. Acho que meu nervosismo saltava aos olhos, me sentei e um deles puxou algum assunto ameno para descontrair um pouco, em seguida me perguntaram como eu estava me sentindo na empresa, se estava satisfeito, se fazia planos para o futuro e enfim. Fui direto na lata e informei que havia sido chamado para um concurso público e que em 2 ou 3 dias após aquela reunião eu iria a empresa para solicitar meu desligamento. Tenho a impressão que não foi surpresa para todos. Conversamos sobre o assunto, fiz algumas considerações acerca do que eu achava que poderia melhorar, etc. Em seguida perguntei o porquê haviam me chamado ali, me disseram que tinha uma vaga para gestor na empresa e que após algumas avaliações eu tinha sido o selecionado para aquela vaga, era uma forma de reconhecer meu esforço e dedicação pela empresa. Confesso que meu chão caiu quando ouvi aquilo, por mais positivo que fosse aquele comentário não estava nos meus plano continuar ali. Havia me preparado psicologicamente para o caso de me fazerem uma proposta financeira para ficar, mas um desafio daquela natureza eu não havia pensado. Ouvi a proposta atentamente, era para assumir como gestor em uma área muito difícil mas que eu já tinha um pouco de conhecimento por já estar na empresa há quase 4 anos. Me propuseram um salário 50% acima do que eu já ganhava, era um pouco mais do que eu ganharia assumindo o concurso que eu tinha decidido assumir, durante aquela conversa já fiz algumas contas mentalmente e cheguei em um número que eu poderia aceitar ficar na empresa. Não era muita coisa para um cargo de gerência mas era um salto grande para o que eu ganhava, e eu só tinha 27 anos e a empresa que já era de um porte médio (faturamento na faixa dos 300 mi) estava com bons planos de expansão. Pedi um pouco mais que o dobro do meu salário na epoca, usei o argumento que esse era o salário que eu ganharia assumindo no concurso (estava negociando), e deixei claro que não gostaria de fazer leilão pois estava bem decidido a ir, apenas estava discutindo aquele número por ter havido o interesse da empresa em me manter ali. Os que estavam a mesa pediram para conversar entre eles e iriam levar o assunto a presidência e posteriormente me dariam um retorno. Foram aproximadamente 5 dias aguardando por aquele retorno. Eu estava completamente sem saber o que aconteceria, na minha cabeça eram 50% de chance de aceitarem e 50% de chance de não aceitarem mas em todo caso eu estava muito confortável. Pois do jeito que ficasse eu estaria muito satisfeito, afinal era minha essa decisão, ficaria do meu jeito.
Passados esses 5 dias eu recebi uma ligação do meu gestor, ele fez um suspense e depois entusiasmado me deu a notícia de que tinha sido aprovado pela presidência a minha pedida, fiquei muito surpreso e lisonjeado, notei também muita satisfação do outro lado da linha, o meu gestor que gostava muito de mim e torcia pelo meu crescimento, sabia mais do que ninguém dentro da empresa o quanto eu me esforçava pela empresa.
Utilizei os últimos dias das minhas férias para desfazer o que tinha feito em relação a mudança de cidade, a comunicar que não assumiria o novo cargo e me preparar para o desafio na empresa que então trabalhava e trabalho até agora. Hoje fazem 4 anos que tomei essa decisão de ficar no meu emprego e hoje a minha concepção de estabilidade eu a busco aqui no site da Bastter (bons investimentos me darão a estabilidade que busco), tenho um bom salário, um bom padrão de vida, bem equilibrado com lazer, esportes e investimentos e acredito muito em ter feito as escolhas certas. Todas minhas escolhas foram certas: começar a estudar para concursos, manter a rotina de trabalho e estudo com o máximo de dedicação que poderia, decidir continuar na empresa que tinha e enfim.
Dito isso tudo a mensagem que quero dizer é de que nosso destino é desenhado durante a nossa caminhada não menospreze qualquer oportunidade que vc tenha em mãos hoje e você terá muito êxito em seu futuro, seja ele como vc planejou ou não.