salve salve pessoal!
há algum tempo comprei o "curso de opções" diretamente na loja da bastter.com e desde então venho examinando estes livros tal como Lutero examinava os escritos bíblicos em sua época.
meus apontamentos:
- o poço é muito mais fundo do que eu imaginava. há muita informação a ser adquirida e dominada pelo sujeito que quer ter alguma chance de não perder dinheiro com opções;
- minha expectativa é que o Bastter aprofundasse da melhor maneira possível os assuntos sobre opções. felizmente, seus livros fazem exatamente isso.
- por algum motivo, me parece que o Bastter perdeu o pique de ensinar a manusear opções. não sei se é porque ele já disponibilizou conhecimentos o suficiente, porque desanimou desse mercado, por ver o povo com preguiça de estudar, por algum motivo pessoal, sei lá... por quê será, hein Mestre?
- há vários bons motivos pro sujeito começar pela venda coberta. dentre outros, esta não é uma operação estruturada nem há risco de haver perda contábil nela. confere?
- a planilha de opções foi substituída pelo TSDB. eu acho isso uma pena, pois a planilha é bem mais completa apesar de ser menos didática.
- o curso descreve quatro níveis de operação de opções, estabelecendo tamanhos fixos em R$ da carteira como um dos critérios. não seria melhor utilizar critérios mais subjetivos, como anos de experiência ou percentuais (%)?
- o LIMITEX é fundamental para ir-se além do lançamento coberto. mas não seria mais interessante estabelecer uma regra fixa? exemplo: não assumir uma dívida com o mercado acima de R$ X?
- compreender o VE e seu decaimento com a passagem do tempo é tão importante que o curso de opções tem uns 3 ou 4 capítulos só sobre isso.
- o THEX é um indicador interessante, mas... no meu entender não seria mais interessante acompanhar o gamma diretamente?
- no fundo, no fundo, dou um pouco de razão pros pitis do Bastter. pessoal tem preguiça de estudar e já sai dando tiro na bolsa.
- operar baseado em gregas ainda é interessante? pergunto isso porque o curso possui capítulos que baseiam a estrutura de operações nas gregas mas alguns indicadores trocaram as gregas por outro fundamento. o NV, por exemplo.
- eu comprei os livros físicos. será que não rola a versão digital na faixa?
(não custa nada tentar né? hahhaa...)
no mais,
na minha opinião, se o sujeito quer tentar qualquer coisa com opções além do lançamento coberto é FUNDAMENTAL assimilar o conhecimento dos livros do Bastter.