Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a última sessão da semana com ganhos no mercado de ações. Os principais fatores que impulsionaram a alta do dia foram a decisão do Banco Central Europeu de criar novos estímulos à economia da região, e o resultado positivo no PMI das duas principais economias da região: China e Japão. Investidores agora aguardam pela divulgação da balança comercial japonesa, agendada para o final de semana.
Europa
No continente europeu, o mercado também registra alta, ainda refletindo o anúncio do BCE do novo programa de compra de títulos, oferecendo 60 bilhões de euros por mês, no período de um ano para combater a deflação da região. Além disso, foram divulgados importantes índices sobre as vendas no varejo da Grã Bretanha, e o PMI da França, Alemanha e União Européia, todos com números superiores as expectativas.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas operaram voláteis mas fecharam a sessão de quinta-feira (22) em alta. Os destaques do dia ficaram por conta, principalmente da decisão do BCE, que anunciou números superiores às expectativas já otimistas do mercado. Além disso, o resultado positivo dos índices de preços de casas no país, também ajudaram a ofuscar os números inferiores ao esperado no mercado de trabalho norte-americano.
Para hoje, serão divulgados dois importantes indicadores econômicos, entre eles; o PMI Compostos e o número de vendas de casas existentes no país.
Brasil
Por aqui, o dia também foi de ganhos no Ibovespa. Além do anúncio de compra de títulos do BCE, o mercado reagiu bem a decisão do Copom de aumentar a taxa mínima de juros nacional. Ainda no cenário nacional, foram divulgados dados sobre a receita do serviço, que apontaram melhora no setor.
Nesta sexta-feira, os acionistas devem ficar de olho no cenário nacional, devido ao dia de agenda cheia, com quatro índices marcados para a sessão, sendo eles: O IPCA-15, a Prévia da Sondagem da Indústria, o IPC-S e o Indicador de Expectativa de Inflação.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta terça-feira (20), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40 e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em fevereiro de 2015. Serão oferecidos até 10 mil contratos com opções para novembro de 2015 e fevereiro de 2016.
O dólar comercial voltou a cair nesta quinta-feira, pela terceira sessão consecutiva, acumulando perdas de 3,1% no período. Só na última sessão, a queda foi de 1,1%. Sendo assim, a moeda registrou, ao fim do dia a terceira pior cotação dos últimos dois meses, a R$ 2,574.
Enfoque