Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a jornada desta sexta-feira (30) com resultados mistos no mercado de ações. Por um lado, o setor de energia da região teve fortes perdas na sessão, além do desempenho ruim de empresas como Alibaba e Qualcomm. Já no Japão, os quatro índices divulgados no dia, apontaram melhoras na economia, exceto no setor habitacional.
Europa
Na Europa, o mercado também opera entre ganhos e perdas, reagindo aos índices regionais que apresentaram números levemente abaixo das expectativas, enquanto no exterior, o dia foi de ganhos após o discurso da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, além da recuperação do petróleo ao fim da sessão.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam a última sessão em alta, depois de oscilar durante todo o dia. Os ganhos vieram após a divulgação de dados sobre o mercado de trabalho do país, que apresentou melhoras. O discurso de Janet Yellen e a leve recuperação da cotação do petróleo também foram responsáveis pela alta superior a 1,0% em Wall Street.
Para hoje, os investidores ficam de olho no cenário norte-americano, à espera de quatro indicadores econômicos importantes, com destaque para o PIB do país, agendado para as 11h30.
Brasil
Por aqui, o dia também foi de ganhos, ainda que em proporções menores. Depois de recuar durante boa parte do dia, o Ibovespa virou puxado pelo desempenho dos papéis da Vale e Petrobras, além dos ganhos do petróleo e o otimismo no exterior, com o resultado positivo no mercado de trabalho norte-americano.
Nesta sexta-feira, serão divulgados três índices relevantes, entre eles; o IPP, a Sondagem de Serviços e a Sondagem de Comércio.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (28), apenas uma sessão de leilão de swap cambial. Marcado para as 9h30 e com duração de 10 minutos, o leilão vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015.
O dólar comercial também seguiu em alta na quinta-feira, valorizando 1,4% ante ao real, zerando as perdas acumuladas na última semana, e voltando a casa dos 2,6, a R$ 2,612.
Enfoque