Olá, pessoal.
Ultimamente venho estudando bastante o mundo de private banking, a versão gourmet dos bancos para os muito endinheirados.
Obviamente não pude deixar de ler as bullshits que muitos dos assessores dessas instituições (uma espécie de "personal trainer" das finanças) dizem aos seus clientes abastados.
Não me espantei ao constatar que o conceito principal de todas as "dicas" é fazer o patrimônio girar. Sempre há um momento "quente" para esse ou outro investimento. Sempre há a necessidade de migrar patrimônio de um canto a outro sob o mantra da "proteção patrimonial".
Porém, li uma bullshit mor que não resisti e resolvi compartilhar com vocês. A fonte é de um relatório recente de private banking, endereçado aos seus clientes. Mudei um pouco as palavras para ninguém jogar no Google e achar o documento, senão o Bastter apaga o tópico com razão! rs:
"Analisamos os fundamentos da Bolsa de Valores e concluímos que está mais barata do que cara. O problema é que não há como saber o que o que vai acontecer no curto prazo. É aconselhável ao investidor que entre somente se tiver tempo para esperar que os retornos apareçam."
Para o leitor desavisado, certamente vai agradecer o aviso e seguir exatamente o sugerido. Das duas, uma:
- Vai entrar agora na "aposta" de que a bolsa está barata e se frustrar quando ela cair mais uns 10% (e assim realizar prejuízo)
- Vai esperar a bolsa "bombar" e, quando tiver subido uns 20% (e perdido pelo menos 2 dos 10 melhores dias da bolsa em 20 anos) vai comprar tudo na alta.
O pior é que essas pragas são disseminadas até por instituições premium e visam abocanhar parte considerável do patrimônio de muito cliente iludido. Afinal de contas, não se enganem: dá perfeitamente bem pra ser rico e não entender de dinheiro (os bancos agradecem).
Me despeço imensamente grato em saber que eu jamais serei cliente de private banking.
Abraços,