Senhores,
Estou montando uma planilha para organizar melhor essa questão do IR para o próximo ano e me ficou uma dúvida no caso de definir a minha situação em Bens e Direitos se eu vender uma ação em um caso particular.
Vou explicar. Considere a seguinte tabela com compras, vendas e uma bonificação de 30%. Para simplificar, considere um custo de aquisição zero.
DATA | TIPO | QTDE | PRECO | TOTAL
02/02/2014| COMPRA | 100 | 10 | 1000
05/04/2014| COMPRA | 150 | 15 | 2250
15/07/2014| VENDA | 50 | 20 | 1000
20/12/2014| BONIF. | 60 | 15 | 900
A pergunta é: Qual o preço deve ser declarado em Bens e Direitos quanto a minha situação em 31/12/2014?
O problema é que há uma venda na tabela e o valor a ser subtraído do total é o preço médio multiplicado pelo número de ações vendidas, mas qual preço médio? O valor calculado a partir da média ponderada das duas primeiras compras ou o valor calculado a partir de todas as compras (e bonificações) durante o ano? No primeiro caso eu iria declarar o valor de R$ 3500,00. No segundo, eu teria que declarar o valor de R$ 3252,90.
Essa minha pergunta surge porque no LibreOffice eu tenho a função SOMASE que me permite chegar a esse último resultado, mas se for o primeiro, eu teria que escrever uma função, ao que me parece.
Não consegui captar muito bem a lógica nas explicações que encontrei por aí, se ocorrer um caso como esse, em que há uma venda no meio de compras e bonificações (ou só compras)e não uma venda por último.