11 Declarçaão de IR Imóvel comentada em 02/03/2015 23:09 Imposto de Renda luqteixeira em 01/03/15 15:28 comentada em 02/03/2015 23:09 Tenho uma dúvida que talvez vocês possam me ajudar.Minha esposa tem um quarto e sala que está no nome dela desde antes do casamento. Como este imóvel vale menos que o valor limite e a renda dela eh isenta ela nunca declarou este imóvel. Os outros bens estáo em nome dos dois e eu os declaro na minha. Agora queremos vender este imóvel e comprar outro, ai que surgiram as dúvidas.1) Mesmo ela sendo isenta se vender um imóvel em 2015 terá de declarar a venda em 2016 ? 2) Seria interessante, mesmo ela sendo isenta fazer a declaração este ano de 2015 referente a 2014 para que caso ela o venda em 2015 ano que vem fique mais claro na declaração 3) Mesmo ela sendo casada pode comprar um novo apartamento so no nome dela? ou como na certidao vem escrito casada e ai a nova compra eu terei de passar a declarar ? nesse caso se ela vender um imovel que era so dela e comprar um que eh dos dois dá para usar aquela isençao de IR caso o intervalo seja de menos de 6 meses ?4) se ela vender e comprarmos um outro no nome dos dois ano que vem como que mostro de onde veio o dinheiro para comprar o novo apartamento? o que quero dizer que o aporte adicional vai sair do meu patrimoneo e vai ficar claro, mas o dinheiro que eh do apartamento dela e nao era declarado vai ser incorporadado ao patrimoneo do casal em um novo apartamento e isso nao pode aparecer do anda de um ano para outro na declaracao certo? qual a forma correta de fazer isso ?grato