Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a jornada desta segunda-feira em alta, com os índices chegando ao maior nível em cinco anos. A expectativa dos analistas é cada vez maior de um programa de estímulo para a região, além de um possível aumento dos juros nos Estados Unidos antes do esperado. O baixo preço do petróleo também influencoiu ops negócios.
Europa
No continente Europeu a segunda-feira também é de ganhos. A queda na cotação do euro alimenta as esperanças do bloco de uma recuperação econômica mais intensa. Outro fator que agita a região é a notícia de uma possível fusão entre as cimenteiras Holcin e Lafarge, que giraria em torno de US$ 43,2 bilhões. No entanto, as empresas já informaram que não estão mais dispostas a seguir a negociação.
EUA
Nos Estados Unidos, após uma sexta-feira de perdas, a semana tem início com os analistas na expectativa da reunião do Federal Reserve na quarta-feira, que será seguida da coletiva da presidente Janet Yellen. As apostas são por sinalizações de uma mudança na política monetária. Analistas acreditam que a elevação dos juros deve acontecer a partir do meio do ano.
Brasil
Por aqui, a temperatura política deve atingir novos picos logo no começo da segunda-feira, com os desdobramentos a repercussão das manifestações do domingo podendo afetar negativamente o mercado, elevando a cotação do dólar e pressionando os índices acionários. O desempenho do petróleo também deve ter papel de destaque.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (15), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre dezembro de 2015 e março de 2016. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em abril de 2015. Serão oferecidos até 7,4 mil contratos com opções para junho e outubro de 2016.
O dólar comercial acumulou somente na última sexta-feira alta de 2,85%,encerrando a semana em R$ 3,2490.
Índices em destaque
Empire State Manufacturing – 9h30
Produção Industrial – EUA – 10h15
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo