Ásia
O mercado oriental fechou a primeira jornada da semana em alta, com o iene estável e os ganhos em Wall Street. Com isso, tanto a SSECOMP quanto a NIKKEI atingiram a pontuação recorde.
Europa
No continente europeu o dia é de perdas. O mau-humor dos investidores é justificado pelas preocupações com o encontro entre os ministros das Finanças da Grécia e da Alemanha nesta segunda-feira. Somado a isso, a cotação do petróleo segue em queda, deixando os acionistas ainda mais cautelosos.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam a sexta-feira com fortes ganhos no mercado de ações. O otimismo por lá foi reflexo da desvalorização do dólar, que teve pior desempenho semanal do ano. Mesmo assim, em relação ao real, a moeda norte-americana continua próxima da máxima desde 2003.
Brasil
Por aqui, a última sessão também foi de alta, seguindo a tendência internacional de otimismo. A desvalorização do dólar no dia, que chegou a superar os 2,0%, também ajudou a ofuscar a queda no preço do petróleo e puxar os ganhos.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (23), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre dezembro de 2015 e março de 2016. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em abril de 2015. Serão oferecidos até 7,4 mil contratos com opções para junho e outubro de 2016.
O dólar comercial registrou, nesta sexta-feira, desvalorização de 1,7% ante ao real, fechando a R$ 3,241. A moeda norte-americana teve a pior semana do ano, recuando 0,3% no período de 5 dias. Mesmo assim o dólar opera próximo do recorde histórico de 2003.
Índices do dia
Vendas de casas existentes – EUA – 11h00
Confiança do Consumidor – União Européia – 12h00
Relatório Focus – Brasil – 09h00
IPC-S – Brasil – 09h00
Balança Comercial – Brasil – 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo