Ásia
As bolsas no oriente fecharam o último dia da semana em queda, refletindo as preocupações em torno dos conflitos no Iêmen, que podem prejudicar uma das rotas dos navios petroleiros.Somado a isso, os acionistas seguiram cautelosos, à espera da divulgação do PIB dos Estados Unidos, reagindo mal aos dados sobre a economia do Japão, que apontaram problemas na recuperação do país em recessão,
Na China, entretanto, o principal índice da bolsa encerrou a sessão com ganhos, indo na contramão no mercado da região.
Europa
Já na Europa, o mercado segue com resultados mistos, entre os ganhos corporativos e o repique do dia, e as preocupações no Iêmen e no Japão. Além disso, a cautela também pode ser atribuída as expectativas em torno do PIB dos EUA, agendado para esta sexta. O destaque na região ficou por conta dos índices sobre as vendas no varejo da Itália e o HPI da Grã Bretanha, ambos com resultados positivos, ainda que próximos da projeção do mercado.
EUA
Em Wall Street a sessão de quinta-feira foi novamente de perdas, pelo quarto dia consecutivo. O mau humor dos investidores foi justificado pelas preocupações no exterior, que ofuscaram o bom resultado do mercado de trabalho no país.
Brasil
Por aqui, o último dia também foi de baixas, com o crescimento de tensões no Oriente Médio e o relatório de inflação do Banco Central ainda mais pessimista puxando as perdas.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (27), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre dezembro de 2015 e março de 2016. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em abril de 2015. Serão oferecidos até 7,4 mil contratos com opções para junho e outubro de 2016.
O dólar comercial voltou a recuar, pela terceira vez na semana, desvalorizando 0,35% a R$ 3,190. Os analistas ainda avaliam o efeito do fim dos leilões de swap cambial ao término do mês. Com isso a moeda registra, até o momento, o pior desempenho semanal do ano.
Índices do dia
CPI – Japão – Divulgado
Despesas Domésticas – Japão – Divulgado
Taxa de Desemprego – Japão – Divulgado
Vendas no Varejo – Japão – Divulgado
HPI – Grã Bretanha – Divulgado
Vendas no Varejo – Itália – Divulgado
Sondagem do Comércio – Brasil – Divulgado
Contas Nacionais Trimestrais – Brasil – 09h00
PIB – EUA – 09h30
Confiança do Consumidor – EUA – 11h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo