Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a sessão desta quinta-feira (09) em alta, com os investidores reagindo bem à decisão do Fed de manter as taxas de juros dos Estados Unidos inalteradas. Na China, o dia foi de realização de lucros, com o principal índice do país recuando 0,93% depois de subir por cinco sessões consecutivas.
Europa
Na Europa, o mercado também reflete o otimismo em torno da reunião do Federal Reserve, ainda que a decisão não tenha sido bem avaliada pelos acionistas norte-americanos. Na agenda econômica da região, os índices foram mistos, entre o bom desempenho da economia alemã, e o resultado ruim dos índices na Grã Bretanha.
EUA
Em Wall Street, a quarta-feira foi agitada, com o mercado ainda “digerindo” a decisão do FOMC de manter a taxa de juros no mesmo nível, porém, indicando que a alta deve ocorrer próximo do fim do semestre. Os ganhos por lá ainda “seguraram” a forte queda do petróleo no dia.
Brasil
Por aqui, além da repercussão da reunião do FOMC, os acionistas ainda reagiram ao resultado do IPCA e a notícia de nomeação do vice-presidente Michel Temer às articulações do mercado.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (09), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar aos mercados até 10.6 mil contratos, com opções de vencimento entre março e outubro de 2016. As mudanças nos contratos se iniciaram no primeiro dia de abril, conforme a publicação do BC previa.
O dólar comercial, por sua vez, despencou 2,45% na quarta-feira, depois de quebrar a seqüência de cinco dias de perdas na sessão anterior. Com isso, a moeda registra a menor cotação dos últimos 30 dias, a R$ 3,055.
Índices do dia
Produção Industrial – Alemanha – Divulgado
Balança Comercial – Alemanha – Divulgado
Balança Comercial – Grã Bretanha – Divulgado
HPI – Grã Bretanha – Divulgado
Pedidos de auxílio-desemprego – EUA – 09h30
Estoques do Atacado – EUA – 11h00
Estoques de gás natural – EUA – 11h30
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo