Não tem uma festa que eu vá, que em algum momento me afirmam isso, todas as vezes, e de novo e de novo e de novo...
Isso é algo normal, recorrente, porém, é bem interessante, porque isto se torna mais comum quando o Ibov está próximo dos topos históricos, com a mídia elogiando e tudo mais...
Quando o Mercado está em queda, a pergunta sempre vem com requinte de crueldade, do tipo: "E aí, se fudeu na bolsa???"
E todas as vezes eu respondo igual, "cara, eu não vejo cotação, mas sei que minha estratégia tá mantendo um crescimento em número de ações de mais de 20% a.a.", e daí o tico e teco é posto pra funcionar, o cara faz a conta convertendo o percentual em dimdim e pronto, já vem a proposta, quanto você quer pra investir o meu dinheiro, e delicadamente, todas as vezes eu digo, cara, Bolsa é igual qualquer negócio, tem que ter estudo, estratégia, sangue frio e etc., não consigo investir o dinheiro dos outros.
E daí o cara entra na net, compra dois livros e se acha o mestre, o fodão, e na próxima festa me diz, aí mano, entrei na bolsa com Mil reais(!!!), e já fiz um trade, e ganhei 5% em um dia...
Eu digo, parabéns, mas cuidado, não dá para manter um crescimento sólido "tradando", o cara ri, diz que eu conseguiria ganhar mais se eu acompanhasse os gráficos e etc, e eu mantenho o meu discurso, "olha, faz 17 anos que estou nessa brincadeira, e sei que fazer trade é igual cassino, um dia você perde!!!
O cara sai de peito estufado, provavelmente me chamando de otário, até a próxima festa, que ele simplesmente corta volta de mim, quando consigo falar com ele óbvio que pergunto, e aí, já estourou champagne com os ganhos, e o cara começa o discurso: Bolsa é ladroagem, olha no fórum do infomoney pra você ver, é feito pra pegar dinheiro da gente, minoritário não tem vez, e blablablá...
E eu cordialmente encerro a conversa, então, acabei de comprar um tanto bom de ações com os dividendos e o que arrecadei com os derivativos...como eu disse, vai estudar...