Ásia
O mercado asiático fechou a segunda-feira com perdas. O resultado veio mesmo com a decisão do Banco Popular da China de reduzir o valor do Coeficiente de Reservas Obrigatórias (equivalente ao nosso depósito compulsório) dos bancos em 100 pontos base. É a segunda redução em dois meses e vem logo após a divulgação do PIB que confirma a desaceleração da economia chinesa.
Europa
Já na Europa as bolsas operam com ganhos nesta segunda-feira, motivados pelos estímulos do Banco Popular da China que reduziu o valor do depósito compulsório dos bancos. Além disso, o mercado ainda está preocupado com a situação da Grécia. Uma eventual saída do país da zona do euro pode contaminar todo o bloco.
EUA
Nos Estados Unidos, os mercados encerram a última semana acumulando perdas, com o resultado sendo motivado principalmente pelo resultado de sexta-feira. Nos primeiros dias da semana, não há indicadores de destaque na agenda, com os investidores ficando de olho no noticiário externo.
Brasil
Por aqui, a última semana foi de perdas leves, com o mercado passando por um ajuste após as recentes valorizações. Sem destaques na agenda, o dia será movimentado por conta do vencimento de opções e das especulações dos
investidores na expectativa do balanço da Petrobras.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (20), novamente uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar aos mercados até 10,6 mil contratos, com opções de vencimento entre março e outubro de 2016. As mudanças nos contratos se iniciaram no primeiro dia de abril, conforme a publicação do BC previa.
O dólar comercial interrompeu a sequência de três quedas consecutivas e fechou a sexta-feira com ganhos. No entanto, o resultado acumulado da semana foi de queda, com a divisa tendendo a se aproximar da de R$ 3,00.
Índices do dia
Relatório Focus - 08h30
Índice Nacional de Atividade do Fed de Chicago - 09h30
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo