Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a sessão desta segunda-feira (27) com resultados mistos no mercado de ações. Na China o dia sem indicadores econômicos importantes na região deixou os investidores de olho em Wall Street, que registrou alta pela terceira sessão consecutiva, somado aos ganhos corporativos.
Já no Japão, os acionistas operaram com cautela, à espera da decisão do Bank of Japan sobre possíveis mudanças no política fiscal do país.
Europa
No continente europeu o cenário também é de incertezas. Por um lado, a desvalorização dos papéis dos bancos europeus, com destaque para o Deutsche Bank, e as preocupações na Grécia após a decisão dos líderes da União Européia de não providenciar mais empréstimos ao país até o governo concordar com os planos de reforma econômica sugeridos.
Mesmo assim, na Alemanha e Reino Unido o cenário é positivo, refletindo o otimismo em relação à reunião do Federal Reserve, ainda nesta semana, somado aos ganhos em Wall Street e na China
EUA
O mercado norte-americano fechou a sessão de sexta-feira (24) em alta pelo terceiro dia consecutivo. Apesar da agenda fraca na semana, os investidores seguiram de bom humor devido ao resultado muito acima do esperado nos pedidos de bens duráveis e pelo cenário corporativo.
Brasil
Por aqui, a semana também apresentou poucos índices em destaque. Mesmo assim, o período foi agitado devido a divulgação dos balanços da Petrobras e da Vale. Este último, responsável pela alta de sexta-feira.
Câmbio
O dólar comercial reagiu aos ganhos nas bolsas nacionais e norte-americanas, recuando durante as quatro sessões da última semana, acumulando perdas de 2,9% e fechando abaixo da divisa dos R$ 3,0 no período. Só na ultima sessão, a moeda norte-americana registrou desvalorização de 0,8%, com sua cotação a R$ 2,957.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (26), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar aos mercados até 10.6 mil contratos, com opções de vencimento entre março e outubro de 2016. As mudanças nos contratos se iniciaram no primeiro dia de abril, conforme a publicação do BC previa.
Índices do dia
Sondagem da Construção – Brasil – Divulgado
INCC-M – Brasil – Divulgado
Relatório Focus – Brasil – 08h30
Pesquisa Mensal de Emprego – Brasil – 09h00
Sondagem do Consumidor– Brasil – Divulgado
Balança Comercial – Brasil – 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo