Ásia
O mercado asiático encerrou, em sua maioria, a segunda sessão da semana em queda seguindo Wall Street, devido a cautela de investidores à espera da reunião do FOMC, que pode dar indícios de quando ocorrerá a esperada alta nas taxas de juros dos Estados Unidos.
No Japão e em Hong Kong, no entanto, o dia foi correções após as perdas de ontem.
Europa
Na Europa, os acionistas também operam cautelosos à espera da reunião do FOMC, que se iniciou hoje (28) e terá fim na quarta-feira. Somado a isso, o crescimento abaixo do esperado na economia da Grã Bretanha no primeiro trimestre frustrou o mercado.
EUA
Nos Estados Unidos, a última sessão foi marcada pela agenda fraca, que deu espaço para especulações sobre quando as taxas de juros serão elevadas no país, puxando as perdas do mercado.
Brasil
Por aqui, o destaque da segunda-feira ficou por conta dos papeis da Petrobras, que puxaram o resultado negativo do Ibovespa, com a recomendação do Morgan Stanley de vendas das ações da estatal.
Câmbio
O dólar comercial segue em desvalorização pela quinta sessão consecutiva, acumulando perdas de 3,8% no período. Com isso, a moeda norte-americana registra a terceira cotação mais baixa dos últimos dois meses, a R$ 2,924.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (28), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar aos mercados até 10.6 mil contratos, com opções de vencimento entre março e outubro de 2016. As mudanças nos contratos se iniciaram no primeiro dia de abril, conforme a publicação do BC previa.
Índices do dia
PIB – Grã Bretanha – Divulgado
Sondagem do Comércio – Brasil – 09h00
Pesquisa Mensal de Emprego – Brasil – 09h00
S&P Case-Shiller HPI – EUA – 10h00
Confiança do Consumidor – EUA – 11h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo