Nos últimos dias tenho notado que as NTN-B com data de vencimento mais curta estão pagando juros maiores que as com data mais longa (hoje, por exemplo: NTNBP 2019 pagando IPCA+6,66% e NTNBP 2035 pagando 6,10%).
Durante o período que eu acompanhei até aqui o comportamento era inverso, com as mais longas pagando juros melhores, por razões que me pareciam óbvias (tenho na carteira NTNBPs 2035 e 2024, compradas com diferentes taxas, e todas as minhas 35s pagam mais que as 24s).
Alguém sabe dizer ou tem alguma hipotese para a inversão do comportamento? Seriam alguma perspectiva de que os juros vão subir nos próximos 5 anos mas cair nos próximos 20? (só consegui pensar nisso).
Outra coisa que notei de relança é que as NTNB (que pagam juros semestrais) para datas iguais que NTNBPs estão pagando juros maiores que estas (hoje, por exemplo: NTNB 2035 pagando IPCA+6,16% e NTNBP pagando IPCA+6,10%), sempre que eu observei antes o comportamento também era o contrário, com as Principais pagando um pouco mais, e paga essa inversão de comportamento em particular eu nem consigo formular hipotese.
Não sei se tem utilidade conjecturar sobre isso, mas achei curioso, se alguém tiver mais experiência e conhecimento pra compartilhar seria muito bom.