Está aberta a oferta de um CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) da Raízen.
Gostaria de compartilhar algumas informações sobre esta emissão e expor algumas dúvidas.
Mas primeiro: CRA não é Debênture. Aqui é o lugar certo para discutir CRAs? Procurei em alguns outros foruns e não encontrei nada. Mas sei que, um tempo atrás, já houve uma discussão sobre um CRA aqui. Se por acaso existe um outro forum mais adequado, peço ao moderador transferir o tópico para este forum.
Os detalhes:
Valor da emissão: R$ 500 milhões (500.000 títulos de R$ 1.000 cada), podendo aumentar em até 35% de acordo com a demanda dos investidores.
Data de emissão: 12 de junho de 2015
Data de vencimento: 14 de junho de 2021
Remuneração: 100% (cem por cento) da Taxa DI, acrescida exponencialmente de spread de até 0,30% (trinta centésimos por cento) ao ano, conforme será definido no Procedimento de Bookbuilding.
Atualização Monetária: O Valor Nominal Unitário dos CRA não será atualizado monetariamente.
Amortização: O valor Nominal unitário dos CRA será amortizado integralmente no vencimento.
Tributação: Atualmente, os rendimentos auferidos por pessoas físicas residentes no país titulares de
certificados de recebíveis imobiliários estão isentos de IRPF e de declaração de ajuste anual de
pessoas físicas.
Investimento mínimo: Diz no prospecto que "Não existem reservas antecipadas, nem fixação de lotes máximos ou mínimos", mas sobre o público-alvo diz: "Os CRA serão distribuídos publicamente a investidores qualificados, conforme definido no artigo 109 da Instrução CVM nº 409, de 18 de agosto de 2004, conforme em vigor, não
existindo reservas antecipadas nem fixação de lotes máximos ou mínimos."
Observem que a Instrução CVM citada e a do ano 2004. Quer dizer que a nova definição do IQ com limites superiores ainda não está em vigor.
A principal pergunta para mim é: "Vale a pena?"
Minha primeira reação não era muito positiva. Me acustomei tanto com títulos de renda fixa atrelados ao IPCA que nem sei mais o que pensar sobre um título que paga 100% do DI mas não tem correção do valor nominal.
Na minha carteira tem várias debêntures que rendem bem mais do que a Taxa DI, mas resolvi fazer alguns cálculos e comparar os números.
No site da CETIP consta que a taxa DI neste momento é de 13,13%. No TD, a LTN com vencimento em 2021 paga 12,62% - o que é menos, e além disso a LTN é sujeito à tributação. Por outro lado, se for pra comprar TD, não ia comprar LTN. Ia comprar NTNB principal. O título que vence em 2019 paga 6,33% + IPCA; o próximo, de 2024 já paga menos, 6,02% + IPCA.
No entanto, a vantagem da NTNB sobre a CRA pode ser uma ilusão, porque a NTN paga IR não só sobre os juros, mas também sobre a correção do valor nominal pelo IPCA. (Em outras palavras: A correção só corrige 85% do efeito da inflação!)
Outra pergunta valida é, até quando o IPCA vai continuar acima dos 8%? A expectativa de uma redução para, digamos, 5% daqui à 12 meses, não tornaria a CRA mais atrativa? É claro que ninguém sabe o futuro, mas vale a pena considerar esta posibilidade. Afinal, o CRA tem duração de 6 anos e, acredito, o mercado secundário deve ser ainda mais restrito do que o das debêntures.
Começei não gostando da ideia de investir neste CRA e cheguei ao ponto de achar que não é tão má assim. Tem algo que esqueci? Algum fator que poderia mudar o quadro?