Ásia
O mercado asiático encerrou a primeira sessão da semana com resultados mistos. Por um lado, os leves ganhos em Wall Street e o bom resultado dos índices no Japão puxaram os ganhos de algumas bolsas. Em contrapartida, as preocupações com as negociações na Grécia e os dados ruins sobre o preço das casas na China desanimaram alguns investidores.
Europa
No continente europeu o cenário é de perdas. O resultado ruim nos índices da China e dos EUA somado as difíceis negociações na Grécia ofuscam a balança comercial da Itália, que apresentou queda menor que o esperado.
EUA
O mercado norte-americano encerrou sexta-feira com leves ganhos, apesar do resultado ruim no setor industrial e na confiança do consumidor. As expectativas para essa semana giram em torno do cenário habitacional.
Brasil
No Brasil, o Ibovespa seguiu Wall Street e fechou em alta pelo segundo dia seguido. Os ganhos vieram das expectativas otimistas sobre o balanço da Petrobras.
Câmbio
O dólar comercial, seguiu no sentido contrário, desvalorizando nas duas últimas sessões e acumulando perdas de 1,4%. Com isso, a moeda norte-americana volta a ficar abaixo da divisa de R$ 3,00, fechando sexta-feira a R$ 2,997.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (18), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar aos mercados até 8.1 mil contratos, com opções de vencimento entre maio e novembro de 2016. As mudanças nos contratos, que antes ofertavam 10.6 mil contratos, se iniciaram na primeira sessão de maio, na segunda-feira (04)
Índices do dia
Balança Comercial – Itália –Divulgado
IPC-S – Brasil – Divulgado
Relatório Focus – Brasil – 08h30
Housing Market Index – EUA – 11h00
Balança Comercial – Brasil – 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo