Embora seja poupador há muitos anos, exclusivamente na RF, sou um mero iniciante no mercado da RV pois só comecei a ver algo sobre isso no segundo semestre do ano passado. Uma coisa que gostaria de compartilhar, principalmente com quem está iniciando nesse mundo é que o primeiro contato com o universo da RV é algo tão intenso, com tantas informações difusas, contraditórias e excessivas, que inicialmente você terá muita dor de cabeça só pra absorver o básico. Há menos de um ano eu sequer sabia os procedimentos operacionais de compra e venda de ações. Eu sou da área de TI, desenvolvedor com mais de 18 anos de experiência, acostumado a absorver e filtrar enormes quantidades de informação, mas mesmo assim, todos os dias lendo e adquirindo conhecimentos, tinha dores de cabeça. O meu ponto é: nesse momento, não faça nada. Não compre nenhuma ação. Vai levar um tempo pra você passar por essa fase, e todo o mercado, 99,9% dele, está louco para pegar o seu dinheiro. Você não tem nenhuma chance se fizer compras nessa fase da curva de aprendizado. Será capturado e devorado pelos grandes (daí vem o termo sardinha), seu suado dinheirinho irá parar nas mãos de quem sabe o que está fazendo, não tem jeito. Nessa fase, e aí é que mora o perigo, o sujeito, por algum problema cognitivo (comum a todos nós), vai achar milagrosamente que descobriu (só ele) o caminho da riqueza fácil e rápida e que basta estudar um pouquinho de análise técnica para se tornar um trader vencedor. Nessa hora, a simplificação de tudo atinge seu pico e o cara pensa "nossa, ações sobem e descem todos os dias em altíssimas porcentagens, então eu conseguirei facilmente, no mínimo, ganhar 1% ao dia com daytrades, e isso no final do mês vai me dar uns 20% todo mês". Pronto, está armada a rede para a qual ele irá voluntariamente se jogar e ficar preso como mais uma sardinha do mercado, tendo em seguida a única opção de sair da bolsa e nunca mais se meter com RV. Eu felizmente, pela prudência adquirida com anos de investimento em RV, não cedi a esses pensamentos, embora todos eles tenham me ocorrido. Levei apenas uma semana para ver que estava ficando louco, e foi então que parei tudo e conheci esse site. Portanto, recomendo fortemente aos iniciantes, não faça nada enquanto não tiver estudado todo o roteiro do iniciante aqui do site. Não há material mais claro e didático do que esse. O que temos aqui é o acúmulo de experiências de alguém que aprendeu na prática e que já deve ter feito muita cagada também. Desprezar isso é uma arrogância que custa caro e que todos os dias leva muitas pessoas à falência.