de Roberto DaMatta
"Na cultura da culpa, predomina o individualismo e as regras não tem elasticidade, não sendo confundidas com situações ou pessoas. Nelas, o erro conduz à autoacusação e á culpa, mesmo quando outros não sabem. Nas sociedades, porém, onde predomina o relacionamento e a vergonha, o que vale é o conhecimento pelos outros do que uma pessoa fez. Se as pessoas ficam sabendo, vergonha; senão, a gente continua como está".
Na minha opinião, exemplo de cultura da culpa, Japão. Sociedade da vergonha, Brasil. Para qualquer ser humano, é difícil reconhecer os próprios erros, mas nossa sociedade faz isso ser ainda mais difícil, reconhecer os próprios erros e aprender com eles.
"Um sujeito comprova definitivamente seu sucesso quando compra um Mercedes,um Volvo ou um BMW de última geração. Dentro deste automóvel, sente-se duplamente brindado e blindado...o carro dá testemunho de seu sucesso financeiro,simbolizando que ele é um vencedor na vida... Essa relação é tão importante que a função de locomoção fica em segundo plano, pois a admiração pelo objeto e pelo que ele simboliza e representa acaba sendo superior às suas eventuais qualidades como transporte... Assim, um carro comprado para facilitar o transporte não é escolhido somente em função de seu consumo ou tamanho, mas do prestígio que goza como símbolo ou totem de superioridade e sucesso pessoal ".
E quantos não se endividam comprando um carro acima de suas condições financeiras, apenas para transparecer "sucesso na vida".