Antigamente, sabia que ser humilde era importante, mas não tinha a noção do quanto.
Ser humilde tem um valor em si próprio, afinal ninguém é superior a todos e em tudo. Isso é o mais importante. Porém, também traz benefícios práticos.
Para aquele que falta humildade, há estresse constante, pois outros não reconhecem a todo momento o "grande senhor" que ele é. Há chateação com os colegas de trabalho que não distinguem sua genialidade, com os membros da família que não dão o devido valor ao privilégio de conviverem com ele, até uma buzinada que leva no trânsito ganha outra dimensão. Além disso, o sucesso de outros não gera alegria, mas inveja. A pessoa torna-se irritadiça e deteriora seus relacionamentos.
Já quem é humilde vive melhor. Ele se alegra quando reconhecem seu trabalho. Sabe que tem muito a melhorar e justamente por isso se esforça em aprimorar o que faz (aprende com os erros) e a cada dia faz melhor. Não pensa ser uma majestade e por isso é mais cuidadoso e paciente com sua família, o que contribui para a felicidade de todos. Trata outros de forma respeitosa e acaba usufruindo as vantagens de tal conduta. Os pequenos desrespeitos que não causam nenhum prejuízo, ao invés de gerar brigas e estresse por um dia inteiro, são simplesmente desprezados e esquecidos.
Não se trata de aceitar tudo, isso também é incorreto, mas de não ser guiado pelo ego. É viver de acordo com seus princípios (o que é certo, justo, íntegro...) e envernizar tudo isso com humildade. Desta forma, sua vida vai ser melhor e a dos ao seu redor também.
Lógico que ser humilde não é fácil, a maioria tem uma tendência em outro sentido, mas vale a pena se esforçar para ser assim.