Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a última sessão da semana em alta. Mesmo após a notícia de que a Grécia e seus credores não entraram em um acordo sobre a renegociação da dívida do país, o desempenho positivo de Wall Street e o cenário corporativo deram fôlego ao mercado.
Europa
Na Europa, entretanto, o anúncio do Fundo Monetário Internacional (FMI) de desistência nas negociações com a Grécia preocupa os investidores. Para piorar, a produção industrial da União Europeia registrou crescimento abaixo do esperado, enquanto a cotação do petróleo segue em desvalorização pelo segundo dia consecutivo.
EUA
As bolsas em Wall Street também com o noticiário europeu, porém o imprevisto não foi suficiente para frear o otimismo dos acionistas após as vendas no varejo do país apresentarem alta de superior a 1,0%.
Brasil
O Ibovespa registrou bom desempenho durante a sessão, mas virou ao fim do dia, com o cenário grego preocupante. No mercado nacional, as ações do bancos operam com fortes perdas. Além disso, o Copom publicou uma nova ata mantendo o mesmo discurso visto na última sessão. O documento afirma que os avanços e medidas alcançadas não serão suficientes para conter a inflação no ano.
Câmbio
O dólar comercial seguiu a mesma tendência do índice brasileiro, fechando com perdas, depois de um início muito bom. A moeda norte-americana desvalorizou 0,35% e fechou a R$ 3.107, mesmo após o anúncio do BC de corte no número de contratos de swap cambial oferecidos, indo de 7 mil para 6.3 mil
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (12), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar às instituições financeiras participantes do módulo Oferta Pública (Ofpub) até 6.3 mil contratos, com opções de vencimento entre maio e novembro de 2016. Esta é a segunda diminuição de contratados registrada em junho, que começo o mês ofertando 8 mil contratos, e chegou a oferecer 7 mil contratos por leilão durante 10 dias.
Índices do dia
Produção Industrial – União Europeia – Divulgado
PPI e PPI Core – EUA – 09h30
Confiança do Consumidor – EUA – 11h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo