18 Margem de segurança vs crescimento do lucro comentada em 20/06/2015 12:54 Ações Supertramp em 16/06/15 17:25 comentada em 20/06/2015 12:54 Após muito tempo de estudo no site, já aprendi algumas coisas. Eu no início tinha uma tara por empresas com uma alta margem de segurança, que é geralmente reflexo de um P/L baixo. Claro que estou falando de empresas com lucro consistente, boa governaça e etc. Entretanto aprendi aqui que se eu so comprasse empresas assim estaria perdendo oportunidades.Acho que o melhor exemplo seria os grandes bancos. O BB tem uma margem de segurança muito mais alta que o bradesco ou itau, entretsnto esses bancos tem um crescimento anual medio maior (6,8; 9,94;12,6, respectivamente). Por isso vale a pena comprar um pedaco menor da empresa com a mesma quantidade de dinheiro. Outro exemplo é a ETER que tem uma boa margem de segurança, mas vem apresentado crescimento anual medio do lucro negativo. Ja empresas como a EZTEC tem margem de segurança altíssima e crescimento do lucro anual medio alto tambem. Nesse caso seria o melhor dos dois mundos. Resumindo, criei algo nos meus critérios assim: se uma empresa tem uma margem de segurança baixa deve ter um crescimento de lucro anual alto, para compensar. Entretanto posso estar deixando passar outras variáveis aí. O que os senhores mais experientes do site podem me iluminar nesse aspecto.