Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a primeira sessão da semana em queda, refletindo a decisão, por plebiscito, da Grécia de não aceitar a proposta de seus credores na União Europeia. Na China, no entanto, o dia foi de ganhos, devido as correções após três dias em queda, que acumularam perdas de quase 14%.
Europa
Na Europa, o cenário também é de preocupações na Grécia. Após o referendo grego apontar preferência pela “não” à austeridade, os líderes da União Europeia agendaram uma reunião para discutir a posição do país endividado na zona do euro.
EUA
Nos Estados Unidos, o mercado permaneceu fechado nesta sexta-feira (03) devido a véspera de feriado dedicado à independência do país. Com apenas o índice do ISM Services em destaque, os investidores devem focar no noticiário grego.
Brasil
Sem indicadores econômicos importantes no cenário nacional e sem referência em Wall Street, o mercado manteve-se de olho na Grécia, á espera do plebiscito no país. As pesquisas já apontavam para a vitória do “não” à austeridade, o que trouxe preocupações.
Câmbio
O dólar comercial, por sua vez, subiu 1,3% e recuperou parte das perdas da sessão anterior. Os ganhos da moeda norte-americana podem ser justificados pela decisão do Banco Central de reduzir o número de contratos de swap cambial, duas sessões após aumentá-los.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (06), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar às instituições financeiras participantes do módulo Oferta Pública (Ofpub) até 6 mil contratos, com opções de vencimento entre julho e novembro de 2016.
No mês anterior, após três reduções nos contratos, o BC chegou a oferecer 5.2 mil contratos por sessão. Já na primeira sessão de julho, os contratos subiram para 7 mil, porém os contratos foram novamente reduzidos já no dia 03.
Índices do dia
Relatório Focus – Brasil – 08h30
IPC-C1 – Brasil – 09h00
ISM Services – EUA – 11h00
Balança Comercial – Brasil – 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo