Gostaria de compartilhar algumas dúvidas para aprender com vocês:
1) meu "patrimônio" hoje é composto por reserva de emergência (poupança) + renda fixa (LCA e CDB). Sei que não é bom ter 100% em RF, mas comecei a poupar há pouco tempo. Primeiro fiz minha reserva de emergência e depois comecei aportes mensais em RF. O próximo passo seria começar devagar em RV.
2) além disso, tenho um bom valor de FGTS.
3) moro de aluguel em um imóvel pequeno (kitinete), meio tosco, razoavelmente barato, mas com localização estratégica (perto do trabalho). É deste modo que consigo economizar todo mês para investir.
4) mesmo se eu tirasse TUDO dos investimentos, tudo da poupança e tudo do FGTS, conseguiria no MÁXIMO dar 50% de entrada de um imóvel razoavelmente decente para morar aqui em Brasília/DF. Ainda assim, seria uma kitinete MENOR do que a vivo hoje.
5) Sou funcionária de empresa privada, logo, sem estabilidade. Maiores riscos: perder o emprego, queda do padrão de vida, ter que mudar de cidade, surtar e largar tudo, etc
6) Não tenho ilusão nem o "sonho" da casa própria. Quero tomar uma decisão o mais racional possível.
7) Meu FGTS vai ficar derretendo se continuar parado. Isso me incomoda bastante.
Dito isto, há algum tempo venho matutando as seguintes possibilidades:
1) Rapar tudo (RF e FGTS) para dar de entrada e financiar o resto de uma kitinete cujas parcelas iniciais sejam da mesma ordem de valor do aluguel que pago hoje. Vantagem: usaria o bendito FGTS e usaria o valor que já gasto hoje com aluguel para pagar algo meu. Desvantagem: ficaria sem dinheiro investido e com dívida pelos próximos anos/décadas. E eu não gosto de dever.
2) Achar um imóvel do tipo cafofo para comprar somente com FGTS e botar para alugar. Seria impróprio para eu morar, tendo em vista que precisaria bastante periférico.
Vanatagem: usar o FGTS. Desvantagem: vou continuar morando de aluguel...
3) Não comprar imóvel algum e continuar fazendo o que já faço: pagando aluguel, poupando e investindo todo mês. Vantagem: é a possibilidade que com que me sinto mais confortável, mas não quero tomar uma decisão emocional.
O que fariam? Toda ajuda e palpite são bem vindos.