Ásia
O mercado oriental encerrou a primeira sessão da semana em alta, com os investidores reagindo bem ao resultado da balança comercial chinesa que, apesar de apresentar superávit menor que o esperado em junho, superou as expectativas nas importações e exportações Somado a isso, os acionistas já esperavam pelo fechamento do acordo entre a Grécia e seus credores, que foi confirmado após o encerramento das bolsas da região.
Europa
Na Europa, o cenário também é otimistas, devido principalmente a confirmação do acordo entre a Grécia e seus credores na União Europeia. Depois de mais de 5 meses de discussões, o país endividado finalmente chegou a um acordo com os líderes do Eurogrupo, que também preparam um novo pacote de créditos ao país.
EUA
O mercado norte-americano encerrou a jornada da última sexta-feira no azul, também refletindo a melhora do cenário grego, após a notícia de que o primeiro ministro da Grécia, Alexis Tsipras, havia enviado um plano de reformas detalhado, nomeado de “Pacote de Atenas”. O destaque local ficou por conta do estoque do atacado, que apresentou números muito superiores ao esperado.
Brasil
Por aqui, os acionistas também reagiram bem a notícia do “Pacote de Atenas”. Além disso, o crescimento da produção industrial, que vai na contramão da tendência dos outros setores da economia brasileira, surpreendeu positivamente o mercado.
Câmbio
O dólar comercial recuou nas últimas duas sessões depois de valorizar mais de 4% nos quatro dias anteriores. Mesmo assim, a moeda norte-americana registra uma das maiores cotações dos últimos dois meses a R$ 3,164.
O Banco Central, por sua vez, não apresentou mudanças no número de contratos de swap cambial nas últimas duas semanas. Depois de reduzir por três vezes os contratos em junho, o BC aumentou o número de contratos para 7.1 mil na primeira sessão de julho. Já no terceiro dia do mês, os números recuaram para 6 mil e continuam assim desde então.
Índices do dia
Balança Comercial – China – Divulgado
IPC-3i – Brasil – Divulgado
Relatório Focus – Brasil – 08h30
Balança Comercial – Brasil – 15h00
Orçamento do Tesouro – EUA – 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo