Como vem tendo tópicos sobre não investir em RV, resolvi abrir esse.
Sempre gostei do TD pra diversificar, mas a medida que vou estudando vou tendo menos interesse, e tenho medo de que isso possa ser besteira da minha cabeça, por isso abro o tópico, aquela velha lembrança de que sou um idiota.
Não é pq acho que terei mais retorno em outros investimentos, acho o rendimento do TD ótimo... o que não me agrada é a ideia de acumular patrimônio em um negócio com prazo e ter um investimento que não me gera renda e não posso sair antes, por mais não seja necessário sair tendo reserva de emergência. (Sei que posso sair antes, mas é mesbla... e os títulos com cupons nada mais são que meu dinheiro sendo devolvido, não é geração de renda como uma ação ou um imóvel)
Acho excelente LFTs ou mesmo NTNBs pra médio prazo, por ex... pra algum uso específico daqui um tempo ou mesmo pra ter uma disponibilidade (LFT) caso apareça alguma oportunidade, mas como acúmulo de patrimônio não vejo como mais eficiente que ações, FIIs e imóveis... ativos que vão durar, em tese, mais do que eu...
Algum ponto contra? Gostaria que rebatessem a minha ideia mesmo, assim eu posso pensar melhor e talvez mudar de ideia. Penso que posso estar com ideias equivocadas sobre a RF.
De qualquer forma, por enquanto eu deixo 10% pras LFTs, mas à medida que meu patrimônio for aumentando a tendência é que isso vá diminuindo. E eu tenho grande parte do patrimônio ainda em RF (LCA no BB), que está em RF apenas para que eu possa alocar em ações e FIIs aos poucos ao invés de botar de uma vez.
Sobre a bolsa ficar 15 anos em baixa, sinceramente, eu to preocupado com a renda passiva. Grande parte da minha RV é em FIIs, então tendo a minha renda passiva ok, acho que vou ficar tranquilo... e uso imóveis para defender o psicológico.
Ps: Óbvio que eu acho que pra maioria RF é muito melhor que RV, mas não é todo mundo que tem acesso ao conteúdo que temos, a experiência do Bastter e etc... sem esse conhecimento valioso que tem aqui eu não teria chance alguma em RV.