Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam a jornada desta terça-feira com perdas. Somente na China a queda foi de 6,1%. Os investidores estão temerosos com a possibilidade de uma nova desvalorização do yuan por parte do Banco do Povo da China. Além disso, o atentado com mortos na Tailândia também assustou os investidores.
Europa
Nos mercados europeus, a terça-feira é de um rumo não muito claro, com os índices passando boa parte da manhã perto da estabilidade. Os analistas seguem as preocupações da Ásia, com o temor de uma nova intervenção cambial na China e o atentado a bomba que matou 22 pessoas em Bangkok.
EUA
Os índices futuros de Wall Street indicam para uma abertura de jornada com perdas nesta terça-feira. Os investidores seguem preocupados com a situação da China e já aguardam também a divulgação da ata da reunião do Fomc, na tarde desta quarta-feira. Uma nova possível desvalorização do yuan também está na pauta.
Brasil
O cenário externo deve pesar nos rumos dos negócios brasileiros nesta terça-feira, depois de uma sessão que já foi negativa na véspera por conta das ações dos bancos. A situação política também terá importante peso, com assuntos importantes e emblemáticos sendo colocado em votação no Congresso. Vitórias ou derrotas do governo podem ditar um novo rumo para as ações.
Câmbio
As especulações sobre uma nova desvalorização do yuan devem fazer parte do cenário desta terça-feira. A situação já derrubou as bolsas da Ásia e pesam negativamente na Europa. A medida mostraria uma dificuldade na manutenção do ritmo de crescimento da China e pressionaria as moedas por todo o mundo. Ontem, o dólar comercial teve leve queda e fechou a R$ 3,4830.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (18), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11 mil contratos de rolagem dos contratos de setembro de 2015, com opções de vencimento entre julho e dezembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo