Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a quarta-feira com ganhos. O resultado foi motivado mais uma vez pela China, com rumores de que que o governo de Pequim deve anunciar uma nova intervenção no mercado para estimular a economia. Além disso, os investidores seguem atentos com a reunião do Fomc, que terá início hoje, mas com anúncio apenas na quinta-feira.
Europa
Os mercados europeus operam no azul nesta quarta-feira, com os investidores atentos na reunião do Federal Reserve, que pode culminar no primeiro aumento dos juros na economia americana em nove anos. Com isso, notícias do cenário local têm sua importância para os índices, mas seguem em segundo plano.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam uma indefinição nos rumos das bolsas americnas para esta quarta-feira, dia que começa a reunião do Fed que decidirá sobre o futuro da taxa de juros no país. A grande dúvida que paira é se a autoridade monetária irá elevar os juros pela primeira vez em quase 10 anos, motivada pela melhora no mercado de trabalho, ou irá preferir a cautela diante de um cenário externo instável.
Brasil
Além de toda a expectativa acerca da reunião do Fed, o assunto que deve ter mais importância no mercado local de ações é em relação aos cortes do Orçamento e o ajuste fiscal. A evidente dificuldade que os governo terá de aprovar as medidas propostas para conter o déficit preocupa os investidores e deve trazer instabilidade para a bolsa.
Câmbio
A exemplo do que deve acontecer no mercado de ações, os negócios com o dólar comercial devem ter nesta quarta-feira mais um dia de volatilidade, com uma forte pressão compradora. Um eventual aumento dos juros nos EUA pode estimular a saída de recursos do país para a economia americana, o que pode elevar ainda mais a cotação do dólar.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (16), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções dezembro de 2016 e abril de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo